Matérias

Audiência na CMM debate aumento dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes

O Brasil registrou em 2020 um aumento de 24,34% no número de registros de denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes, se comparado com o ano de 2019. Os dados foram apresentados durante audiência pública, proposta pelo vereador João Carlos (Republicanos), realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta sexta-feira (25/6) e conduzida pelo presidente da Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso (Comdcai), Ivo Neto (Patriota).

A informação foi repassada pelo titular da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Silva, que participou da sessão de forma virtual. Segundo ele, em 2019 foram registradas 244.475 denúncias, contra 303.979 em 2020, o que para ele, mostra que a violência está dentro dos lares. “Das denuncias 94% foram feitas por professores, o que mostra a triste realidade que a criança e adolescente sofre dentro de suas casas, e isso se agravou por conta da pandemia, pois era justamente onde elas ficaram todo o tempo”, relatou.

Maurício Silva ainda apresentou um plano de combate à violência contra criança e adolescentes que podem ser aplicados em Manaus como cursos ofertados pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, voltados para conselheiros tutelares, a criação de um observatório e centros de atendimento integrado e do programa criança protegida para atuar nesse setor.

Para a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Jane Mara, é preciso ampliar a estrutura que atua no combate a este tipo de violência em Manaus, para que mais ações e acompanhamentos sejam realizados. “Temos cinco Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), quando deveriam ser 10, nove conselhos tutelares, quando deveriam ser bem mais para ampliarmos nossos atendimentos no combate a violência contra crianças e adolescentes”, disse.

Encerrando a audiência pública, o vereador João Carlos pediu que as igrejas participem também deste combate à violência contra crianças e adolescentes e que o poder público crie parceria com estas instituições. “A bíblia ensina a educar a criança no caminho do Senhor, e as igrejas tem um papel importante nesse assunto. É preciso da atuação dela, junto a todos os envolvidos nesse tema para combatermos esse mal”, finalizou.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links