Governador discursou na abertura do encontro que discute importância do polo de ar-condicionado da Zona Franca de Manaus, o segundo maior do mundo

– (foto: Arthur Castro / Secom) –

O  Cine Silvino Santos,  localizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Ccpa), foi palco da  primeira apresentação  dos vídeos do  Projeto, “Luz, Câmera, Conscientização”, uma parceria da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar,  por meio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (Sbpc) e do Programa Ciência na Escola  (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Os vídeos foram elaborados pelos estudantes da Escola Estadual (EE) Nathália Uchôa, no Japiim, zona sul de Manaus, como incentivo à formação de multiplicadores sobre a prática do desenvolvimento sustentável, por meio da pesquisa, produção de vídeos e ações criativas, abordando temas atuais como inclusão, reciclagem, saúde e sustentabilidade.

De acordo, com a professora de arte e Coordenadora da ação, Denise Gomes, o projeto foi de grande importância para a comunidade escolar.

“Essa temática de Educação Ambiental não pode cair no modismo, ela precisa ser um estilo de vida adotado por todo  cidadão, especialmente para nós, que somos Amazônidas”,  explicou a Coordenadora.

Durante seis meses, o projeto beneficiou  cerca  de 56 estudantes  do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que participaram de oficinas sobre Educação Ambiental, atuando ativamente na adoção de hábitos capazes de promover a reutilização e a reciclagem de resíduos sólidos, bem como o consumo consciente de água, garantindo a sustentabilidade da Amazônia, por meio da preservação ambiental.

As oficinas de produção audiovisual foram realizadas em parceria com os alunos do Curso de Relações Públicas, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Além das oficinas de  criação de roteiros e vídeos, os estudantes participaram de oficinas de iluminação, produção e finalização.

O estudante, Mateus Henrique Portela, de 14 anos, do 9º ano, pontuou  que o  projeto  possibilitou os estudantes a pensarem no futuro  sendo conscientes.

“Foi uma experiência nova, como a cinematográfica e os  objetivos de sustentabilidade. Eu não tinha essa conscientização. Desenvolvi esse senso de responsabilidade depois do projeto”, explicou o estudante.

ODS

Umas das intenções do projeto é trabalhar para informar e difundir a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima.

Os vídeos dos estudantes foram produzidos com base nos ODS 3: saúde e bem-estar; ODS 4: Assegurar a educação inclusiva e de qualidade e ODS 12: assegurar padrões de produção responsáveis e de consumo sustentáveis.