Matérias

Após investigações, mega operação confirma extensão das irregularidades e do crime, no Cento Histórico de Manaus

Portal da CBN MANAUS

Depois de seis meses de preparação e dois meses de investigações, 30 órgãos de governo das esferas municipal, estadual e federal deflagraram, na manhã desta sexta-feira (02/08), a operação “Centro Seguro”, de combate ao crime, no Centro de Manaus.

Autoridades como o prefeito Arthur Virgílio Neto, o delegado-geral adjunto, Mário Aufiero, e o secretário Municipal de Requalificação do Centro, Rafael Assayag, acompanharam parte da operação pessoalmente.

A delegada da Seccional Sul, da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-AM), Márcia Araújo, que comandou as ações policiais, disse que, durante as investigações, a polícia acompanhou o movimento criminoso na área por meio do sistema de câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS).

“Pelas câmeras, a gente acompanhava o fluxo de viciados, a venda de entorpecentes e crianças pedintes. Hoje, encontramos 10 crianças trancadas em um quarto, vivendo em ambiente infecto; adultos viciados, convivendo com baratas, em quartos alugados, e 18 estrangeiros em situação irregular no Brasil.

A delegada Márcia Araújo destacou a importância do apoio das autoridades para a realização de um trabalho completo.

“Quando a gente tem o apoio das outras autoridades – Prefeitura e Governo do Estado, fica mais fácil trabalhar. Quando somos apenas nós, fica uma coisa antipática. Parece que a polícia está perseguindo pessoas humildes. Temos de aproveitar para mudar isso agora. Não para a Copa ou para outros eventos. Para nós, que moramos aqui, para os nossos filhos. A idéia é aproveitar essa boa vontade de todos, e fazer o que tem de ser feito, pelo bem da cidade.”

Impressionado com a situação dos locais e das pessoas objetos da ação dos órgãos de fiscalização, o titular da Secretaria de Requalificação do Centro (Semex), Rafael Assayag, classificou a operação como uma ação de resgate de vidas.

“Conseguimos fazer uma ação muito forte, de resgate de vidas de pessoas, que estavam ali, numa situação de muito risco, e de um combate forte ao narcotráfico, à receptação de mercadorias furtadas, enfim, uma mudança não na casca, mas na base do problema do Centro, que é um problema de segurança, um problema social.”

O balanço da operação contabiliza 23 pessoas presas, 15 hotéis autuados, oito interditados; 18 estrangeiros em situação irregular no país detidos, dois deles indiciados por estarem produzindo perfumes falsificados; 15 crianças e adolescentes em situação de risco apreendidos.

O secretário Rafael Assayag garante que a Operação “Centro Seguro” não para por aqui e que a Prefeitura de Manaus fará tudo o possível para manter a ordem e a organização, no centro da capital.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links