Matérias

Após divulgação pela Rede Tiradentes, Asilo São Vicente de Paulo tem apelo por projeto atendido por empresa de engenharia de Manaus

Apenas alguns minutos após a exibição da matéria da repórter Jackeline Farah no programa Manhã de Notícias desta terça-feira (17), um apelo do asilo Casa de idosos São Vicente de Paulo à sociedade, foi atendido por uma empresa de Manaus.

A casa São Vicente de Paulo, localizada no bairro São Raimundo, zona oeste de Manaus, atende a 26 idosos com idades entre 67 e 97 anos e se mantém com doações e a porcentagem paga da aposentadoria dos asilados que recebem aposentadoria.

Dependendo de ajudas diversas, a instituição solicitava de ajuda para elaborar um plano de combate a incêndio, para manter a casa em funcionamento.

Segundo a coordenadora de projetos, Dijeane Sena, 36 funcionários se revezam para atender os moradores do asilo 24 horas por dia.

“Nós temos uma equipe multidisciplinar que atende os idosos 24 horas, cuidadores, técnicos de enfermagem, enfermeiros, serviços gerais, vigias… “

Quem mora no abrigo sabe da importância de cada parede. Raimunda da Costa, de 88 anos e há seis na casa São Vicente desde a morte do marido, sem filhos, ela cansou de viver sozinha.

“Meu parente mesmo era meu esposo. Pra quem me pergunta, ‘você tem parente?’, eu digo que não. O meu sangue não quis me aceitar, aí eu tenho vergonha de dizer, né?”

Claudino de Souza, de 78 anos, também foi para o abrigo por opção. No abrigo, ele recebe visita do único filho e busca nas amizades preencher o vazio deixado pela , falecida esposa.

“Gostar, sim! Agora não confunda gostar com acostumar. Eu tenho meus irmãos aqui.”

A média de custo mensal do abrigo é de R$ 50 mil por mês, sem contar com fraldas geriátricas, álcool, algodão, luvas e equipamentos de proteção para os enfermeiros e técnicos. Mas, de acordo com a coordenadora, o que o abrigo mais necessitava era de um Plano de Combate a Incêndio, exigido pelo Corpo de Bombeiros para manter  o local em funcionamento.

“No momento, o Projeto de Combate a Incêndio é urgente pra nós, porque ele nos garante funcionar e dar qualidade de vida para aqueles que residem aqui, mas, também, nós precisamos de gêneros alimentícios, materiais de saúde…”

O problema do plano de Combate a Incêndios foi resolvido na manhã de hoje, por um empresário de Manaus que ouvia o Manhã de Notícias e nos enviou uma mensagem por meio do WhatsApp.

“Bom dia, Ronaldo! Aqui quem tá falando é o engenheiro Marcos! Eu tava aqui ouvindo a Rádio Tiradentes e ouvi que a casa São Vicente está precisando de um Projeto de Combate a Incêndio. Eu coloco meu escritório a disposição pra fazer. A gente faz isso aí gratuitamente pra eles! Se eles precisarem, estou a disposição pra audá-los!”

Quem se interessar em ajudar a Casa São Vicente de Paulo, deve entrar em contato pelo telefone 3625-7569.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links