Matérias

Após confirmar superlotação, vereador propõe que PMM regulamente sepulturas verticais em cemitérios da capital

Falta de espaço foi agravada pelo aumento no número de mortes na pandemia

O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus, Wallace Oliveira (Pros) vai propor ao prefeito David Almeida (Avante) que regularize a construção de sepulturas verticais nos cemitérios da capital amazonense. O objetivo é contribuir com uma solução rápida e eficaz para o problema de falta de espaço nos cemitérios, agravado pelo aumento no número de mortes por covid-19.

O parlamentar tomou a iniciativa, após ter conhecimento da superlotação nos cemitérios de Manaus. O prefeito da cidade, David Almeida (Avante), se pronunciou sobre o assunto durante coletiva de imprensa, na terça-feira (5/1), e ressaltou que se continuar a aumentar as mortes por Covid-19, na capital amazonense, os cemitérios não terão como comportar a demanda.

“Como parlamentar de Manaus precisamos estar atentos a estas situações e procurar legislar para resolver os problemas da cidade. A pandemia tem preocupado os governantes, pois provoca superlotação nos hospitais e aumento de óbitos, que estão levando nossa cidade ao colapso. Temos de unir forças e ajudar o prefeito a resolver estas questões o mais rápido possível”, afirma o vereador.

As atividades parlamentares na CMM retornam no dia 8 de fevereiro, porém, o vereador disse que estuda formas legais para antecipar a entrega da Indicação à Prefeitura de Manaus.

“Precisamos que esta indicação chegue as mãos do prefeito de Manaus com o máximo de urgência. A construção de sepulturas verticais, em formato de gavetas edificadas com três lugares, nos cemitérios de Manaus, vai ajudar a resolver o problema de superlotação dos cemitérios, que não tem como crescer horizontalmente. Os enterros aumentam a cada dia, por conta da pandemia que está afetando com muita intensidade a população de Manaus”, finaliza o vereador.

Sepultamentos

Segundo dados da Prefeitura de Manaus, somente na quarta-feira (6/01), foram realizados 110 sepultamentos nos cemitérios de Manaus. Desses, 92 foram nos espaços gerenciados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Já nos cemitérios particulares foram realizados 18 enterros.

Entre as causas das mortes do total de sepultamentos nos cemitérios públicos de Manaus, 25 foram declaradas como covid-19 e nos espaços privados foram 11 registros de óbitos pelo novo coronavírus.

O município informa ainda que houve o registro de 12 óbitos em domicílio e que, do total de sepultamentos nos cemitérios públicos neste dia, 17 foram atendidos pelo serviço SOS Funeral, coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

 

Texto:  Assessoria do Vereador Wallace Oliveira

Foto: Robervaldo Rocha/Dircom/CMM

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links