Matérias

Amazonino dá o primeiro passo para renovação da frota de ônibus

O prefeito Amazonino Mendes lançou nesta quarta-feira, 6, o edital de licitação que vai iniciar o processo de renovação da frota de ônibus de Manaus. Durante entrevista coletiva, ele explicou que isso representa a primeira fase de um processo de três etapas para implantar um novo sistema de transporte público.

O prefeito explicou que antes de lançar a licitação, a Prefeitura de Manaus realizou uma série de contatos com empresas de outros estados com o objetivo de atrair investimentos para Manaus. “Tivemos que fazer um trabalho gigantesco, de contatos e conversas pelo Brasil, e assim criamos condições e perspectivas de trazer novas empresas”, contou.

Amazonino afirmou que, concluído o processo licitatório, Manaus terá a mais nova frota do país até junho de 2011. “O nosso projeto vai permitir que Manaus saia da pior situação, em termos de idade de frota, para a frota mais nova do Brasil”, afirmou o prefeito.

No total, a renovação da frota vai contar com mil novos ônibus, sendo 800 comuns e 100 articulados, que possuem capacidade dobrada. Esse processo será de seis meses, sendo que até abril de 2011 haverá a renovação de 480 ônibus e o restante até o mês de junho.

A licitação prevê que a divisão do número de ônibus, seja de dez lotes, de no máximo 200 ônibus, para não beneficiar apenas poucas empresas. Nova licitação Na segunda fase do processo de implantação do novo sistema de transporte, será realizada uma segunda licitação, para se criar o Sistema Integrado de Gestão Inteligente de Transporte, que irá exercer um controle técnico sobre o sistema.

De acordo com o prefeito Amazonino Mendes, nos últimos 15 anos Manaus não investiu em tecnologia de controle e monitoramento do transporte. Para ele, o controle técnico é tão importante quanto a aquisição de novos ônibus. “Vamos contratar uma empresa para fazer todo o estudo técnico das linhas, paradas de ônibus, baias, controle de passagens, horários, sistema de informação para usuários, etc. Isso trará confiança no sistema que vamos implantar, e vai ajudar a nos prepararmos para a copa, com um sistema de transporte coletivo civilizado e bom”, revelou. De acordo com o prefeito, esse controle permitirá que todos os dados relacionados ao transporte, possam estar sob controle do município e não mais nas mãos das empresas. Em relação à terceira fase do processo de implantação do transporte coletivo, Amazonino disse que será necessário ajustar todo o projeto do BRT com esse sistema de controle, que vai monitorar os novos ônibus.

7 Comentários para “Amazonino dá o primeiro passo para renovação da frota de ônibus”

  1. L menezes disse:

    Ronaldo Tiradentes: O problema do transporte coletivo em Manaus já é quase um caso perdido, nenhum administrador da cidade nos ultimos 20 anos conseguiu sequer atenuar o sofrimento diario dos usuários, que piorou terrivelmente com o engodo do sistema expresso ( estresso), outra coisa de fundamental importancia são os abrigos nas paradas, que simplismente em quase 50% creio eu das paradas, não existem, e eu uma cidade como a nossa de sol causticante e chuvas torrencias, é cruel vê pessoas completamente desabrigadas emperandos as vezes mais de um hora por um onibus, tenho como exemplo no local onde moro, existem 8 paradas de onibus e nenhuma tem abrigo; por isso a prefeitura tambem tem que se preocupar com essa parte importante do sistema de transporte, outro detalhe, as telhas de barros dos abrigos, são colocadas totalmente soltas, e muitas se saoltam até com o vento. sem falar das paradas de vidro que não protejam de nada.

  2. Carla Itelvina disse:

    Com certeza essas melhorias que estão sendo planejadas são de grande valia para as milhares de pessoas que utilizam o transporte coletivo, mas gostaria ainda de aproveitar esse espaço e cobrar quando é que a prefeitura vai tirar do papel o Projeto de Lei (PL) nº 006/2009, de autoria do vereador Hissa Abrahão (PPS), que obriga a instalação de placas indicativas do itinerário e horário das linhas do transporte coletivo nos abrigos onde os veículos são aguardados pelos usuários.
    Também quero saber se quando a prefeitura renovar a frota de ônibus, os empresários vão continuar obrigando os usuários e os motoristas a super-lotarem os ônibus, diminuindo o número de carros disponíveis em cada linha, garantindo para esses empresários um maior ganho com o menor gasto possível.
    Quando é que vamos poder de fato fiscalizar mais e exigir mais de um serviço que pagamos tão bem pago e usufruimos de maneira tão precária.

  3. BIBI_2 disse:

    Ronaldo, o problema maior do transito em Manaus é o sistema Viario que não existe e Instituto de Planejamento não faz nada. Manaus cresceu muito, sem menhuma diretriz. Por incrivel que possar acreditar o unico Bairro Planejado é Jorge Teixeira. E ai Ronaldo como é que vai funcionar esse sistema precario e em pessimo estado de conservação, como a na pavimentação que aplica-se a massa e o rolo espera esfriar para compactar. Meio Fio e Sarjeta fora de padrões, ou seja, Meio fio 0,07mx0,20m (0,15m x 0,30m), sarjeta 0,05m x 0,20m, e o ideial 0,10m x 040m por causa do grande volume de precipitação pluvial, e sem falar da massa asfaltica que é de ultima qualidade, sem nemhum controle tecnologico, alguma vez alguem viu por acaso tirar-se um corpo de prova, para ver a qualidade da massa que é aplicada em Manaus.
    Ronaldo, as avenidas principais teriam que ser de concreto, pois se trata de pavimento rigido por causa dos onibus pesados que trasitam. Tem mas o Sercretátio de Obras do Municipios é enterrador de tubos, e agora quer ser planejador. Enquanto ele mandou todos os tecnicos bons, para outras secretaria.
    Ronaldo, nos temos que melhorar o sistema viario de Manaus como por exemplo fazer avenida margeando dos dois lado o igarapé do Mindu. Pois ele corta a cidade de Leste a Oeste. Como também fazer um anel viário.
    Mas onibus, vai causar mais transtorno se não melhorar a malha viária. E tem muito mais coisas a ser feito. 2014 vem ai….????????

  4. Administrador disse:

    Amazonino assim que assumiu a prefeitura, quebrou o contrato que tinha com a transmanaus. Como as empresas de outros estados vão acreditar em um homem que não cumpriu um contrato que tinha com uma empresa de transporte coletivo? O sinetram informa que tinha um contrato com a prefeitura de Manaus ate 2017 e esse contrato foi quebrado por Amazonino, por isso o motivo dos onibus velhos que diariamente vimos na cidade. Duvido que alguma empresa vá querer entrar nessa licitação, sabendo que esse mesmo prefeito não cumpriu um contrato que tinha com uma empresa de transporte coletivo.

  5. Jota Nogueira - de Manaus disse:

    Senhor prefeito, a soluçãso do problema do tansporte de massa de Manaus é pra ontem! Essa promessa de junho me lembrou uma velha frase de boteco:”Fiado só amanhã!

  6. Observador disse:

    Ronaldo sei que voce é um empresario muito inteligente dai o motivo de ter deixado a politica pois la voce consegui construir seu patrimonio entao perdeu o sentido se manter la pelo parlamento portanto nunca cordou o cordão umbilical com a politica.
    Porem gostaria de ver voce publicar o resultado dessa esperada licitação nacional:
    como voce ja sabia o resultado das eleições para prefeito em 2008, para governador em 2010, a sociedade mais esclarecida de manaus ja sabe o resultado desta licitação:
    Manchete da capa dos maiores jornais de circulação Prefeitura Municipal de Manaus divulga os vencedores da licitação do transporte coletivo de manaus as empresas são: União cascavel (Eucatur) Vitoria Regia.
    Ronaldo se essas empresas forem embora de manaus ai poderemos dizer para os quatro quantos da cidade que temos orgulho de morar em manaus e que a realmente temos uma administração seria e comprometida com a população.
    há esqueci não vale pintar os unibus e criarem um novo consorcio e continuarem operando nas mesmas garagens, pois isso e maquiagem.
    publica se es mesmo independentes dos podes, e se realmente es imparcial como comentas tanto.
    abraços

  7. DE OLHO NELLES disse:

    Eu quero ver o Amazonino ter a coragem de quebrar o monopolio das empresas EUCATUR(ZONA NORTE)e VITÓRIA-RÉGIA(ZONA LESTE)se isso, não adianta nem colocar MIL ÔNIBUS NOVOS que não vai ter jeito.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links