Matérias

Amazonas zera fila de transplante e já envia córneas para seis estados e o Distrito Federal

O Banco de Olhos do amazonas, que completa 14 anos de existência nesta segunda-feira (07/05), tem uma marca importante a comemorar: a de ter conseguido zerar a fila para transplante, com as doações captadas.

E permitindo, inclusive, enviar córneas para atender pacientes de outros seis estados brasileiros e o Distrito Federal – Bahia, Maranhão, Maceió, Minas Gerais, Pará e Paraíba. A fila para transplantes de córnea no país é de, aproximadamente, 10 mil pessoas.

Nesses 14 anos de existência, o Banco de Olhos, que é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), já captou a doação de 3,3 mil córneas, que possibilitaram a realização de 2 mil transplantes, somente no Amazonas.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Francisco Deodato, com o reforço na equipe, já é possível captar, hoje, mais de 300 córneas por ano, atendendo a necessidade local e ajudando a diminuir a fila por transplante em outros estados.

Apesar da marca, ele alerta para a importância de manter o ritmo das doações, já que a fila de transplante, além de não ser estanque, é nacional e, todos os dias, são inseridos novos pacientes, necessitando do procedimento.

A coordenadora do Banco de Olhos, a médica oftalmologista Cristina Garrido, informa que, atualmente, conta com uma equipe multidisciplinar, formada por 30 profissionais.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links