Matérias

Água: CPI rejeita convocação de ex-prefeitos e articula ida de prefeituráveis à CMM, para falar sobre melhoria do abastecimento de água na capital

 Portal da CBN Manaus

Com informações de Charles Fernandes

18/07/12 – Os sete vereadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Água, Leonel Feitoza (PSD), Marcel Alexandre (PMDB), Waldemir José (PT), Jéferson Anjos (PV), Fabrício Lima (PSDB), Joaquim Lucena (PSB)e Mário Bastos (PSC), rejeitaram todos os requerimentos que solicitavam o comparecimento dos ex- prefeitos de Manaus, Serafim Correa (PSB), Amazonino Mendes (PDT)e Eduardo Braga (PMDB). Além de Alfredo Nascimento (PR),  que já havia sido retirado de pauta, apos a saída do autor do pedido da CPI, vereador Wilton Lira, para que os caciques políticos fossem obrigados pudessem dar explicações sobre os reais motivos do péssimo servico de abastecimento de água da cidade. Um a um, os requerimentos foram derrubados pelos vereadores.

A votação da convocação do ex- prefeito Serafim Correa (PSB), foi a mais apertada, com votos favoráveis e contrários ao depoimento do ex- gestor, mas, no voto de minerva, o presidente da CPI, Leonel Feitoza (PSD), também decidiu não questioná-lo na comissão. Além de terem rejeitado todos os requerimentos de convocação dos ex-prefeitos, os membros da CPI também aprovaram o requerimento que convida todos os prefeituráveis ao plenário da Câmara Municipal. Segundo o Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, Leonel Feitoza, não se trata de um palanque político, mas de ouvir as propostas futuras para o abastecimento de água da capital. “Não tem nada a ver com a investigação da CPI, com o relatório do vereador Marcel Alexandre. Isso seria uma contribuição da comissão, para que, não só os vereadores, mas a Imprensa e toda a cidade, possa ter uma noção dos planos de governo e os projetos que os nove candidatos tem.”

O Relator da CPI, Vereador Marcel Alexandre (PMDB), foi o único parlamentar a discordar da proposta. “Lamento que a CPI tenha perdido os seus atores mais importantes. Entendo que essa Casa precise ouvir os seus futuros políticos , mas, misturar isso com a CPI, pelo amor de Deus!”

O autor do requerimento surpresa, Vereador Mário Bastos, defendeu a ida dos candidatos à CMM, e afirmou que as exposições dos prefeituráveis vão ser mais úteis do que as explicações que poderiam ter sido dadas pelos ex-prefeitos que assinaram a repactuaram e criaram sistemas de abastecimento de água que até hoje não funcionam na capital.

A proposta foi encaminhada à Procuradoria da Câmara para ser analisada, afim de que  não ferir a legislação eleitoral. Além dos requerimentos envolvendo Amazonino Mendes, Eduardo Braga e Serafim Corrêa, também foram rejeitados os pedidos de convocação do ex-diretor da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e atual secretário municipal da infraestrutura, Américo Gorayeb, e do ex-vice-governador,  Samuel Hannan.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links