Matérias

Agricultura no Amazonas: extensionista rural fala sobre a importância e os desafios de trabalhar no maior estado do Brasil

O Amazonas é o estado com a maior extensão territorial do Brasil. Ao todo, são mais de 1,5 milhões de km². Desses, 40 mil são utilizados para produção agrícola. Num Estado com grande extensão florestal e poucas estradas, para prestar assistência técnica aos agricultores, o extensionista rural precisa fazer vários trajetos de barco.

Ofir Hage, de 56 anos, trabalha como extensionista rural há 36 anos e atende propriedades de agricultores familiares e produtores rurais na região de Manaus e no entorno da capital. De acordo com ele, esse trabalho envolve a elaboração de projetos e a emissão de documentos que fazem parte de políticas públicas dos governos municipal, estadual e federal. Ofir destacou que o trabalho da assistência técnica tem uma importância imprescindível na expansão e no fortalecimento do setor agropecuário.

“É através do trabalho de orientação que a gente faz a transferência de tecnologia a esses agricultores familiares. Levando, assim, a eles melhorar a sua produção e produtividade e, com isso, melhorar a qualidade de vida desses produtores. É importante ressaltar que esse trabalho aqui, nesta região, a gente leva sempre em consonância com o meio ambiente e procurando preservar o meio ambiente”.

Ofir Hage também falou sobre o desafio de atender propriedades agrícolas em regiões ribeirinhas do estado.

“Aqui na nossa região, o nosso trabalho de extensão rural é muito feito por meio de rios. Grande parte dos nossos produtores moram nas margens dos rios e igarapés. Então é um trabalho de desafio porque, muitas vezes, a gente vai de carro até um certo ponto de estrada e lá a gente utiliza embarcações para que se chegue até as propriedades desses agricultores familiares”.

Neste mês de dezembro, a profissão de extensionista rural comemorou 70 anos no Brasil. Em todo o país, mais de 11 mil profissionais trabalham para auxiliar e melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares. No Amazonas, esses profissionais prestam assistência técnica aos 62 municípios do estado do Amazonas.

(reportagem: Mariana Fraga/Agência do Rádio)

 

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links