Esportes

Agitação de Sampaoli reflete no mercado e faz Atlético-MG prospectar dezenas de atletas

Por Guilherme Frossard — Belo Horizonte

Assim que Jorge Sampaoli foi anunciado como treinador do Atlético-MG, no início de março, já era possível prever que o clube mineiro passaria a ter uma postura mais agressiva no mercado de transferências. Isso porque a garantia de reforços foi uma das exigências do argentino para fechar com o Galo. Desde então, o técnico acompanha de perto as movimentações de mercado e, sem jogos para gastar toda sua energia, participa ativa e diretamente de prospecções.

GloboEsporte.com apurou que, pouco depois de assinar com o Atlético, Sampaoli entregou uma lista com aproximadamente 20 nomes à diretoria. Eram sugestões de reforços para várias posições. De lá saíram Léo Sena, Alan FrancoMarrony e Bueno (todos contratados) e outros como Junior Alonso (zagueiro que negocia vinda para o Galo).

Há outros, e a participação de Jorge Sampaoli na busca por reforços não se limita às sugestões. Além das cobranças diárias a Alexandre Mattos, Sérgio Sette Câmara e toda a diretoria, o próprio treinador tem muitos contatos e faz suas pesquisas e consultas. Recentemente, por exemplo, o Galo procurou saber a condição de Ramón Ábila (a imprensa argentina noticiou, e o GloboEsporte.com confirmou a consulta). Foi Sampaoli quem buscou o contato com os representantes do jogador.

Jorge Sampaoli, treinador do Atlético-MG — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Jorge Sampaoli, treinador do Atlético-MG — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

No caso de Bueno, o treinador conversou diretamente com Zico, diretor técnico do Kashima Antlers, como o próprio “Galinho” revelou. Outro jogador que está na mira do Atlético desde março – com Sampaoli ativo nas conversas – é o atacante argentino Adolfo Gaich, do San Lorenzo.

Esses são alguns dos nomes revelados pela imprensa, mas, claro, existem aqueles que não se tornaram públicos. Fato é que aquele Sampaoli agitado que o torcedor é acostumado a ver no banco de reservas nas partidas tem o mesmo comportamento inquieto nos bastidores. Cobra muito, participa muito e faz com que o Atlético já tenha consultado a situação de dezenas de atletas nesta pandemia.

Vale destacar que a participação do treinador se restringe à fase de “pesquisa”. A partir do momento que há uma negociação, o principal encarregado passa a ser Alexandre Mattos, e o principal responsável por viabilizar os negócios, claro, o presidente Sérgio Sette Câmara.

Adolfo Gaich, um dos jogadores "prospectados" por Jorge Sampaoli — Foto: Reuters

Adolfo Gaich, um dos jogadores “prospectados” por Jorge Sampaoli — Foto: Reuters

Sampaoli quer um time forte, não consegue “esperar sentado” e é peça decisiva no planejamento do Atlético para a sequência da temporada. O clube já fechou quatro contratações e deve concretizar, no mínimo, mais duas. Além da reta final do Mineiro, o Galo tem apenas o Brasileirão 2020 para disputar e tem feito investimentos com o objetivo claro de brigar pelo título.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links