Matérias

Ação do Ministério Público Federal garante vigilância da Santa Casa de Misericórdia de Manaus

timthumb

Construído em 1880, o prédio da Santa Casa está fechado há 12 anos. Apesar de tombada  e fazer parte da história da cidade, a Santa Casa vem sofrendo com a deterioração pelo tempo e pela ação de vândalos, correndo risco de dano irreparável e até de desabamento.

Um laudo técnico da Defesa Civil Municipal foi apresentado pelo Ministério Público Federal no Amazonas à Justiça Federal, como base para o pedido de liminar que atesta: a edificação apresenta fissuras, trincas e rachadura nas paredes, o que caracteriza risco de desabamento. O prédio está localizado no perímetro tombado do Centro Histórico de Manaus.

De acordo com o procurador da república Rafael Rocha, o prédio histórico da Santa Casa precisa, com urgência, de vigilância patrimonial.

Conforme os autos, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também denunciou a retirada de telhas e materiais elétricos, extravio de peças de madeira e ligações clandestinas de água e energia elétrica no prédio. Segundo análise da juíza responsável pelo caso, as denúncias são um forte indício da permanência de pessoas mal intencionadas nas dependências da Santa Casa.

A Justiça Federal fixou multa de R$ 5 mil por dia, em caso de descumprimento ou atraso na elaboração do plano por parte do Iphan. Da decisão, cabe recurso.

A reportagem completa de Samara Souza você acompanha a partir das 18h, no telejornal Notícias da Hora, na TV Tiradentes.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links