Esportes

Abel sugere Palmeiras vender um jovem por CT novo na base e diz ser difícil usar campeões da Copinha

Abel Ferreira considera que será difícil a utilização frequente no profissional de jogadores que fizeram parte do elenco do Palmeirascampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Entre muitos elogios ao trabalho feito pelo Verdão no departamento amador, o técnico português disse que o último passo a ser dado no setor é fazer um CT novo para a base. E sugeriu a venda de algum dos garotos para levantar os recursos necessários.

– Alguns não sabem, mas o sub-20 tem três campeões da Libertadores. Gabriel Silva ganhou há dois anos. O Vanderlan jogou na de 2021, o Giovani jogou na de 2021. Dou os parabéns ao elenco, à estrutura. A formação do Palmeiras, para estar um patamar acima, só precisa vender um jogador da formação para fazer um CT novo, que é o que precisa, esse passo que a formação tem que dar – respondeu.

O Verdão já tem um projeto pronto para reformar o CT em Guarulhos (SP), com hotel com 132 ocupações e uma estrutura que se aproxima com a do Centro de Excelência na Academia de Futebol. A queda de receitas durante a pandemia fez com que o clube não iniciasse as obras.

Do elenco campeão desta Copinha, Giovani já começou a chamar a atenção do mercado internacional, mas a presidente Leila Pereira avisou que não irá negociá-lo por menos do que a multa para o exterior de 60 milhões de euros (R$ 366 milhões). Endrick, destaque aos 15 anos de idade, também não vai ser negociado antes de acertar sua renovação.

Garotos campeões da Copinha dão volta olímpica em jogo do profissional do Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

Garotos campeões da Copinha dão volta olímpica em jogo do profissional do Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

– A base do Palmeiras tem gente muito competente, diretores extraordinários, o João (Paulo Sampaio, coordenador) é de competência extraordinária. Sei do trabalho que fazem. Tem que ter calma e paciência. Bicalho fez dez ou 12 jogos com a gente, Fabinho, também, Vanderlan, Garcia, Gabriel (Silva) tiveram a chance de jogar, deram uma resposta extraordinária no ano passado, ganharam casca. O Palmeiras tem presente e tem futuro. Tem um jogador extraordinário, o Endrick, com 15 anos, com o potencial que tem.

– Sei que tem propostas pelos jogadores da formação. Vai ser muito difícil eles jogarem no time principal agora com regularidade. Temos o Endrick, o Giovani, Jhonatan, mas temos também o Veron, que foi eleito o melhor jogador do mundo no sub-17, o Wesley, são jogadores da formação, temos Patrick, Menino, Vinicius, Renan… Veem como é difícil jogar nesse time. Com o tempo eles vão ter espaço, mas para jogar de forma regular vai ser muito difícil – justificou Abel.

Dos jogadores que disputaram a Copinha, três agora estouraram a idade do sub-20 e terão de subir para o profissional ou ser negociados: Lucas Sena (com contrato até o fim do mês), Lucas Freitas e Pedro Bicalho.

– Fica aqui um apelo: na próxima venda que o clube fizer, que dê um CT novo para a base, eles merecem pelo que tem feito. Para ser um clube de excelência, falta darmos condições em infraestrutura junto das condições humanas que já temos. Sempre que podemos damos o campo para treinar, o campo sintético no CT, sempre abrimos o nosso espaço, há uma relação incrível. Neste momento o time principal está muito bem servido, para eles virem a jogar de forma regular será muito difícil, mas temos espaço para fazer crescer – encerrou.

Dos 27 jogadores no atual elenco do Verdão, sete são formados na base do clube: Vinicius, Renan, Patrick de Paula, Danilo, Gabriel Menino, Wesley e Gabriel Veron.

(Com informações do ge).

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links