Matérias

A Companhia Andora vai se apresentar em espaços públicos na capital do Amazonas

Portal da Rede Tiradentes

O Espírito Santo terá um representante na programação cultural de uma das cidades-sedes da Copa do Mundo no Brasil, neste ano. Os integrantes da Companhia de Dança Andora, grupo criado dentro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foram selecionados pelo Ministério da Cultura (MinC) e vão viajar para Manaus no início de junho.

O grupo foi escolhido no Edital Cultura 2014, que tem como objetivo promover a cultura brasileira no período da Copa do Mundo, e vai fazer apresentações em diversos espaços da capital do Amazonas, como praças e teatros. As atrações têm o consentimento da Prefeitura de Manaus.

A companhia é composta por uma média de 25 membros e vai apresentar o espetáculo folclórico “Tem Moqueca e Tacacá: o Capixaba tira o Manauara pra Dançar”.

Nas apresentações, o Andora mistura o congo de máscara com o ticumbi, o jongo e outras manifestações culturais do Estado - Foto: Divulgação

Nas apresentações, o Andora mistura o congo de máscara com o ticumbi, o jongo e outras manifestações culturais do Estado – Foto: Divulgação

Ritmos

Segundo o professor de Educação Física e dançarino Bruno Henrique de Paula, de 24 anos, vários ritmos capixabas são lembrados na apresentação.

“Nas nossas apresentações misturamos o tradicional congo de máscara com o ticumbi, o jongo e outras manifestações que retratam a cultura popular capixaba”, explica o professor. As despesas da viagem para Manaus serão pagas pelo Ministério da Cultura.

A Companhia de Dança Andora Ufes foi criada por meio de um projeto de extensão e tem sede no Centro de Educação Física e Desportos da universidade. O grupo tem como objetivo a formação de professores para atuar diretamente no ensino do folclore em escolas e comunidades.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links