Matérias

A chegada do papai noel, a família e o mito da coca-cola

Todos aguardam com ansiedade a chegada das festas de fim de ano. Parece que as pessoas ficam mais alegres, mais solidárias, mais amigas. Prá outras o Natal é uma data igual aos demais 364 dias do ano. Não há o que se comemorar.

Eu, particularmente gosto muito dessa época. Acho lindo as decorações das casas. As lâmpadas piscando. Há uma competição na Ponta Negra. Cada prédio quer fazer mais bonito.

O Natal me traz muitas lembranças ruins. Minha infância, época de muito sofrimento, pouco ou quase nenhum dinheiro para as necessidades mais básicas do ser humano. A luta da minha mãe para criar os filhos numa cidade grande. O passado valoriza meu presente.

Este ano, não sei se haverá motivos para comemoração na minha noite do Natal. Meu pai, gravemente enfermo, luta pela vida. Peço a Deus que ele esteja conosco para o brinde da meia-noite.

O que marca a chegada do papai noel ? Prá mim, o que sinaliza que está chegando o Natal é a exibição do primeiro comercial na TV com motivos natalinos. No dia primeiro de novembro vi o primeiro comercial com o jingle bell. Foi o marco. Natal é o nascimento de cristo, logo, a maior festa da cristandade. Mas Natal é, principalmente, época de grande exploração comercial. Aliás, o Papai Noel é uma invenção da coca-cola. O bom velhinho é jovem, tem apenas 78 anos. A história que envolve esse mito é muito interessante e está na wikipedia, cujo link está abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Papai_Noel

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links