Matérias

FIFA aprova andamento das obras da Arena da Amazônia

 

Ronaldo Fenômeno e Jerome Valke aprovaram o andamento das obras da Arena

Faltando 653 dias para a Copa do Mundo de 2014, o andamento das obras em Manaus teve avaliação positiva pela comitiva da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL), durante visita nesta terça-feira, 28 de agosto, na capital amazonense. Tendo à frente o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, e o ex-jogador Ronaldo Nazário, membro do Conselho de Administração do COL, o grupo foi recebido na sede do governo do Amazonas, pelo vice-governador José Melo e pelo prefeito interino de Manaus, Lafayette Vieira Junior, e depois visitou as obras da Arena da Amazônia.

Jérôme Valcke, que esteve pela primeira vez no Amazonas, disse que pôde observar, tanto na visita in loco à arena, quanto através de relatos repassados a ele em reunião na sede do Governo, da qual também participaram o coordenador da Unidade Gestora da Copa do Governo do Amazonas, Miguel Capobiango, que as obras estão bem encaminhadas. “Falamos da mobilidade e das obras no aeroporto necessárias para aumentar a capacidade de acolhimento dos fãs, da mídia e dos oficiais. Vimos que tudo era muito positivo, por isso, saímos daqui com a certeza de que, se as obras continuarem no ritmo que estão, até agora, não haverá grandes problemas”, afirmou.

Na avaliação de Valcke, as obras estão em dia, mas ainda há muita coisa a fazer e, desde maio passado, ficou decidido entre o Governo do Brasil, o COL e a FIFA que a cada vez que houver a impressão de que algo não está andando conforme previsto, a solução para a questão será discutida em conjunto. “Nos encontramos a cada seis semanas e juntos discutimos o que deve ser feito. Com isso, atingimos um nível de cooperação até agora inigualável”. Sobre a realização da Copa em Manaus, o secretário Geral da FIFA afirmou que desde que foi anunciada a Copa no Brasil, imaginou-se que Manaus seria sede. “Impossível imaginar uma Copa do Mundo no Brasil sem incluir a Amazônia”.

Na opinião do vice-governador do Amazonas, José Melo, a realização da Copa não só vai colocar Manaus e o Amazonas na vitrine mundial, como deixar uma grande herança para a mobilidade urbana da cidade, para a segurança e saúde da população do Estado. Melo destacou quatro itens importantes para a Copa, dos quais três são indispensáveis – a Arena, com 45% das obras concluídas; o setor hoteleiro e o aeroporto, que segundo ele, também não serão problemas.

“A mobilidade é mais uma herança e não uma exigência. Mesmo assim, tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura estão com os projetos do Monotrilho e BRT (Bus Rapid Transit) concluídos e avançados. Estamos tratando do financiamento junto aos órgãos federais e de algumas questões com os órgãos de fiscalização para que a gente possa colocar esse item em ritmo forte de obra”, observou, prevendo que, até a Copa, pelo menos a parte mais importante do Monotrilho, que liga o bairro Cidade Nova à arena estará pronta. “Monotrilho e BRT são dois projetos que se complementam”, concluiu.

Quem também elogiou o ritmo das obras em Manaus foi o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, que em janeiro esteve em Manaus na companhia do ministro do Esporte Aldo Rabelo. “Apesar dos conhecidos problemas nas liberações de recursos, obstáculos estes superados no último acórdão do TCU (Tribunal de Contas da União) e que nos permite retomar a normalidade do fluxo do pagamento financeiros do BNDES, a obra da arena avançou bastante e nós saímos absolutamente convictos de que ficará pronta, não só a tempo, mas com uma qualidade que surpreenderá o mundo ao assistir os jogos em Manaus”.

Quanto às obras de mobilidade, Fernandes afirmou que pela conversa que a comitiva teve com representantes do Governo do Estado e da Prefeitura, o grupo saiu convicto de que as obras de mobilidade urbana necessárias para atender aos jogos da Copa em Manaus estarão prontas a tempo. “Tem outras dimensões dessas obras que vão ficar como legado para a cidade pós-evento, mas o que vamos garantir é que esses investimentos em infraestrutura garantam o que é essencial para a realização dos jogos”.

Tietagem – A passagem do ex-jogador Ronaldo Nazário foi bastante comemorada pelos fãs. Na arena da Amazônia, os operários fizeram questão de fotografar com o ídolo. Ronaldo agradeceu ao carinho recebido no Amazonas, onde não vinha há 16 anos. Ele jogou em Manaus em 1997, um amistoso contra a Croácia, no qual marcou o único gol da partida, de falta. Ronaldo também elogiou as obras da Arena da Amazônia que, segundo ele, será palco de grandes espetáculos nacionais e internacionais. “Um estádio gigantesco como este tem a possibilidade de receber não apenas grandes jogos internacionais, como todos os tipos de eventos”.

3 Comentários para “FIFA aprova andamento das obras da Arena da Amazônia”

  1. Leitor do Blog e Ouvinte da CBN disse:

    Bom dia.
    Ronaldo, participei, desde de quinta-feria, de reuniões do pessoal da KPMG e os órgãos de segurança do AM e da PMM.
    Fiquei triste, pois o Governo do Amazonas ainda vende para o gringos o projeto do monotrilho. Muito triste isso.
    Quem dará uma solução no transporte coletivo de Manaus?
    Grato.

  2. Leitor do Blog e Ouvinte da CBN disse:

    Bom dia.
    Ronaldo, participei, desde de quinta-feria, de reuniões do pessoal da KPMG e os órgãos de segurança do AM e da PMM.
    Fiquei triste, pois o Governo do Amazonas ainda vende para o gringos o projeto do monotrilho. Muito triste isso.
    Quem dará uma solução no transporte coletivo de Manaus?
    Grato.

  3. anonymous disse:

    esse jerome valke disse que Dilma precisava de um chute no traseira pelo atraso nas obras.

    Ficou por isso mesmo, se tivesse falado isso de qualquer outro País respeitado mundialmente tinha sido expulso da FIFA.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links