Rio Negro atinge o nível de 26,29 m nesta segunda-feira

18/03/13 – A Defesa Civil do Município divulgou nesta segunda-feira, que o Rio Negro atinge o nível de 26,29 m. Segundo o órgão, desde o início do período chuvoso, o rio já encheu 10,33 metros e deve continuar enchendo até final de abril.

O Rio Negro é um dos maiores afluentes do Rio Amazonas, acompanhe seu nível.

Cota do rio Negro nesta segunda-feira

Marca histórica

O ano de 2012 entrou para a história como o ano da maior cheia do rio Negro. Em 16 de maio do ano passado, as águas do rio alcançaram a marca de 29,78 m, ultrapassando em 1cm os registros de 2009 – data anterior da enchente  recorde no Estado. O fenômeno fez o rio avançar sobre a orla da capital, atingindo vários bairros e afetando pelo menos três mil famílias, segundo números do SOS Enchente, da Prefeitura de Manaus.

Causa das enchentes

O excesso do volume pluviométrico (as chuvas) acontece bem antes de chegar ao Brasil, em plena Cordilheira dos Andes. A cadeia montanhosa tem cerca de oito mil km de extensão, é a maior do mundo em cumprimento e é responsável pelo abastecimento do rio Amazonas.

A enchente começa ainda na época quente. O sol aquece o Oceano pacífico que evapora e cria nuvens carregadas de umidade. Nuvens nimbus param em altitudes elevadas na Cordilheira dos Andes, onde só pode acontecer duas coisas: nevar ou chover. É quando surgem as consequências do fenômeno chamado La Ninã. O aquecimento das águas do mar causa consequências como se vê agora: chuvas acima do normal.

É possível ter acontecido tudo isto em 1953, a primeira grande cheia registrada. Na época, o rio Negro chegou a 29,69 metros. Já em 2009, a régua marcou 29,77 metros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *