Reunião dos três poderes discute soluções para a crise no sistema penitenciário do Amazonas

sede-do-governo

Representantes dos três poderes participaram nesta segunda-feira (9), de uma reunião para discutir soluções para problemas do sistema penitenciário do Estado.

No encontro, convocado pelo Governo do Estado, o governador José Melo apresentou as medidas que vêm adotando desde o início das ocorrências nas unidades prisionais e ouviu as sugestões para melhorias no sistema. O grupo deve voltar a se reunir em um mês.

A reunião aconteceu no gabinete do governador, na sede do governo, na zona Oeste de Manaus. Do governo, participaram os secretários da segurança pública, delegado federal Sérgio Fontes, da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, a procuradora-geral do Estado, Heloysa Simonetti, e o chefe da Casa Civil, José Alves Pacífico.

Durante a reunião, José Melo destacou as ações emergenciais adotadas pelo governo estadual. O governo do Amazonas mantém um Comitê de Gerenciamento da Crise no Sistema Penitenciário, com liderança da SSP e Seap. Todos os procedimentos investigatórios para apurar as causas da rebelião nas unidades prisionais estão acontecendo.

Uma Força-Tarefa de Investigação está formada por delegados de unidades especializadas com a coordenação dos delegados Ivo Martins, Tarson Yuri e Rodrigo de Sá Barbosa com o objetivo de identificar os líderes do movimento, responsabilizá-los criminalmente e fazer a transferência para presídios federais.

O titular da Seap, Pedro Florêncio, destacou as medidas que estão sendo tomadas para melhorar a segurança interna.

O secretário da Segurança Pública, Sérgio Fontes, relembrou que, desde o ano passado o governo estava monitorando as ameaças de fugas e rebeliões nos presídios de Manaus.

Sérgio fontes também destacou a expectativa de reforço com a vinda de policiais da Força Nacional de Segurança. O pedido foi encaminhado pelo governador José Melo ao Ministério da Justiça no domingo (8).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *