Reitoráveis da UFAM dizem por que são candidatos ao comando da instituição

Candidatos a reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Da esq. para a dir. Silvio Puga, Márcia Perales e Henrique dos Santos em debate promovido pela Rádio CBN Manaus.

25/03/13 – Os três candidatos a reitor da Universidade Federal do Amazonas – a atual reitora licenciada, professora Márcia Perales, formada em serviço,social; o professor Silvio Puga, economista, e o professor Henrique dos Santos pereira, agrônomo, todos formados pela Ufam, participaram, nesta segunda-feira, de um rápido debate, na rádio CBN Manaus. No debate, conduzido pelo jornalista Marcos Santos, os candidatos responderam à pergunta: por que o senhor(a) é candidato(a) a reitor da Ufam?

Professor Henrique dos Santos Pereira

Professor Henrique dos Santos Pereira: “Percebemos o interesse da sociedade como um todo, nesse processo. É uma conquista democrática da comunidade universitária, então, é uma honra partilhar, com os meus colegas, esse momento de plena democracia, na nossa instituição.”

Ex-reitora Márcia Perales

Márcia Perales: “Implementamos um conjunto de ações, de políticas institucionais. Essas políticas, hoje, estão sendo implementadas e, nós colocamos nosso nome a disposição, para que possamos consolidar as políticas já implementadas e implementar políticas novas.”

Professor-doutor Silvio Puga

Silvio Puga: “Sou economista, fiz mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de Economia. O professor Waltair Machado, nosso companheiro de chapa, é graduado em Física e Matemática pela Universidade de Brasília (UNB); fez mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de Física, portanto, somos os únicos candidatos com pós-doutorado. Além disso, nossa trajetória administrativa – minha e do Waltair – já fomos chefes de departamento, coordenador, pró-reitor – ele de pós-graduação, de extensão e diretores de unidades. O Waltair foi diretor da Faculdade de Tecnologia e eu sou diretor licenciado da FES. Em razão desse nosso currículo tanto administrativo quanto acadêmico – nós fomos convidados pelo Movimento Universidade Democrática (MUD), que nos convidou a sermos candidatos.”

Sobre uma nova entrada para UFAM, pelo bairro Coroado, para diminuir o problema do trânsito na área, os candidatos a reitor se posicionaram assim:

Professor Henrique dos Santos Pereira: “Hoje, o campus universitário, a partir de um decreto municipal, tornou-se uma área de proteção ambiental, então, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade como representantes da UFAM, com a proteção de um dos mais importantes fragmentos florestais da nossa cidade. Se há uma proposta da municipalidade, ela terá que ser dialogada com a comunidade universitária, e, certamente, o reitor-eleito terá que cuidar dos impactos sociais e ambientais que essa alternativa possa causar.”

Márcia Perales: “Acho que têm de ser colocadas duas questões. Primeiro, a preservação daquela área, que á maior área verde urbana do Brasil, e tudo o que lá está – fauna,flora, nascentes – e, também a UFAM não está numa redoma, isolada dos problemas da cidade, então essas duas questões deve ser levadas em consideração, e discutidas com o poder público municipal e a comunidade universitária, para acharmos a melhor solução.”

Silvio Puga: “Assim que assumirmos, vamos discutir com franqueza, com todas as pessoas envolvidas, para que, seja qual for a solução, seja uma solução correta!”

A eleição para a reitoria da UFAM acontece na próxima quarta-feira (27).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *