05/08/13 – O serviço está disponível a partir desta segunda-feira (05), em todas as zonas da cidade. No total, onze unidades de saúde do município participam da campanha. Os testes rápidos são para hepatites B e C. Nos mesmos locais, também serão oferecidos testes rápidos para HIV e Sífilis.
De acordo a chefe do núcleo de controle de DST/AIDS e hepatites virais, Adriana Raquel Nunes de Souza, a prioridade é vacinar mulheres gestantes.
As unidades que vão oferecer os testes são: Leonor de Freitas e Bairro da Paz (zona Oeste), USA Sálvio Belota e Policlínica Anna Barreto (zona Norte), UBS Amazonas Palhano (zona Leste), UBS Megumo Kado e UBS Morro da Liberdade, e nos Postos de Saúde Rural Nossa Senhora de Fátima, Serviço Fluvial Itinerante, Livramento e Nossa Senhora Auxiliadora (zona Fluvial).
Além da testagem rápida, a campanha de combate às hepatites virais vem intensificando, durante esta semana, as ações de Educação em Saúde, a vacinação contra hepatite B, e a disponibilização de preservativos masculinos e femininos para a população.
O encerramento da campanha acontecerá até a próxima sexta-feira, com ação educativa, desenvolvida pelo Disa Leste, na praça da Matriz, Centro de Manaus, onde a meta é realizar, 1.500 testes rápidos, de 9h as 15h.
