Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas vence edital da Roche e realiza treinamento online para voluntárias

A ONG Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFC-AM) desenvolve, entre os dias 20 e 21 de outubro, das 16h às 18h (horário de Manaus), o ‘Projeto Informar para Salvar’, um workshop totalmente online e gratuito, que tem por objetivo democratizar informações sobre prevenção e fatores de risco do câncer, com foco no voluntariado e no treinamento de agentes multiplicadoras. A iniciativa é fomentada por uma das pioneiras em produtos farmacêuticos no país: a Roche do Brasil. As inscrições vão de 1º a 16 de setembro, no site https://www.sympla.com.br/ , explica a presidente da instituição, Tammy Cavalcante.

A preocupação sobre o aumento dos casos de câncer no Brasil tem motivado instituições de apoio à causa, a se reinventarem para dar continuidade às suas ações educativas, em especial, durante a pandemia do novo coronavírus, que no Amazonas, limitou eventos presenciais por questões de segurança e controle de transmissão da Covid-19.

Por isso, o evento, que seria presencial, inicialmente, será realizado de forma online, com transmissão pela plataforma YouTube, o que possibilitará a adesão de um número maior de voluntárias. A expectativa, de acordo com Tammy Cavalcante, é que cerca de 300 mulheres se inscrevam.

“A Rede Feminina Amazonas foi fundada em 1978, em Manaus, e hoje, atua em parceria com a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), uma unidade de referência em cancerologia na região, e contando com o apoio de outras ONGs parceiras para as ações de cunho educativo. Trabalhamos o reforço à Política de Humanização, com base em diretrizes nacionais, e reforçamos a solidariedade com atividades de acolhimento no dia-a-dia e em datas pontuais, tudo através da iniciativa das nossas voluntárias. É um trabalho que leva carinho e esperança a milhares de pacientes que lutam contra o câncer, todos os anos”, frisou Tammy.

Concorrência

O projeto foi inscrito, em fevereiro, através do edital Chamada ROCHE 2020, que visava fomentar esse tipo de iniciativa. Atualmente, o Amazonas tem alta incidência de vários tipos de câncer, entre eles, o de mama e o de colo uterino, o que acende o alerta para a importância de levar informações de qualidade à sociedade sobre prevenção e diagnóstico precoce, os quais podem salvar vidas.

Mulheres de todo o país poderão participar do treinamento da Rede Feminina Amazonas, que será ministrado por profissionais de várias áreas da saúde, como médicos, psicólogos, enfermeiros e especialistas em cuidados paliativos. “Haverá, ainda, um painel com três palestras, que será voltado ao compartilhamento de boas práticas na atenção ao paciente oncológico, que contará com a presença de representantes de instituições de todo Brasil”, explica.

Um resumo sobre a atividade e sua programação completa estão disponíveis no site da RFCC-AM (www.redefemininaamazonas.com.br) e no perfil da ONG na rede social Instagram (@redefemininaamazonas) . Todas as participantes terão direito a certificado de participação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *