Quatro pacientes recebem, neste sábado, órgaõs doados ontem à Susam

02/03/13 – A família de um paciente de 43 anos, que estava internado no Pronto Socorro João Lúcio Pereira Machado, com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e teve morte encefálica confirmada nesta sexta-feira (1º), fez a doação dos órgãos, que deverão beneficiar quatro pessoas, na fila de transplantes.

A autorização foi obtida pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), que teve o procedimento autorizado pelos familiares.

De acordo com a coordenadora estadual de transplantes, Leny Passos, os órgãos foram retirados ainda na noite de sexta. Os transplantes reanais foram realizados na manhã deste sábado.

Depois de retraas, as córneas foram enviadas para o Banco de Olhos do Amazonas, onde passam por análise clínica e testes, para posteriormente serem liberadas para transplante.

O secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim, lembra que, com uma doação, é possível beneficiar quatro pacientes. “Sabemos que a família está passando por um momento de dor, de perda, e ficamos muito felizes quando eles têm a nobreza de autorizar a doação”.

Ele lembra que, os transplantes de rins são a única esperança para pacientes portadores de doença renal crônica, que dependem de hemodiálise para sobreviver. “É um tratamento que precisa ser feito em sessões, três vezes por semana, e que limita a vida dos pacientes, impedindo-os de fazer atividades simples como trabalhar ou estudar e, a partir do transplante, eles iniciam uma nova vida”.

Além disso, há os pacientes beneficiados com as córneas, que são pessoas portadoras de cegueira parcial ou total, que têm no transplante a única esperança de voltar a enxergar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *