Quadrilha que roubou agência bancária de Iranduba, em maio, era chefiada pelo maior assaltante do Nordeste, afima polícia

index.php

Pedro Gomes da Silva Filho, de 54 anos, conhecido como “Pedro das Vacas”; Rosivaldo Ferreira Barros, 36, o “Magrelo”; Iran Santana da Silva, de 40 anos; e Lerivelton Maia Silva, de 47, foram presos pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), em parceria com policiais civis do Departamento de Inteligência Policial (DIP) do estado do Ceará. As prisões aconteceram na última segunda-feira (20), mas só foram divulgadas nesta quinta-feira, quando eles foram apresentados à imprensa. O grupo é acusado de envolvimento em um roubo a uma agência bancária situada em Iranduba, município da Região Metropolitana (RMM), a 27 km de Manaus. O crime ocorreu na manhã do dia 29 de maio deste ano.

De acordo com o delegado titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), Adriano Felix, o bando foi capturado em uma ação simultânea, realizada no Amazonas e Ceará, em cumprimento a mandados de prisão preventiva por roubo majorado, expedidos no último dia 13 de julho, pelo juiz da 1ª Vara da Comarca de Iranduba.

Em Manaus, os policiais da Derfd prenderam Iran no bairro Novo Israel, zona Norte da cidade, e Rosivaldo, na Avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona Centro-Sul. Pedro, que é apontado como líder da quadrilha, e Lerivelton, foram presos no estado do Ceará, nos municípios de Itaitinga e Quixadá, respectivamente.

Os delegados Adriano Felix e Péricles Nascimento, titular e adjunto da Derfd, falaram, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 23, na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil do Estado do Amazonas, sobre a ação do grupo no dia do crime e o desdobramento das investigações que resultaram nas prisões dos infratores.

“O grupo ficou observando a rotina dos funcionários da agência durante duas semanas e, na noite do dia 28 de maio a quadrilha sequestrou o gerente e o vigilante da agência bancária, no momento em que eles trafegavam pela rodovia Manoel Urbano. Em seguida, eles foram à residência do gerente, no bairro Nova Cidade, zona Norte de Manaus, onde fizeram, além dos dois homens, os familiares do gerente reféns, até a manhã do dia seguinte”, disse Felix.

A autoridade policial informou, ainda, que os homens levaram o gerente e o vigilante ao Banco, no carro do gerente, modelo Fiat Idea, para sacar R$ 375 mil. Os demais indivíduos permaneceram na residência do bancário, ameaçando a família dele de morte caso alguns deles acionasse a polícia ou tentasse fugir. “Os autores do crime chegaram ao banco por volta das 9h, fizeram outros funcionários e clientes reféns, pegaram o dinheiro e fugiram no carro do gerente. Horas depois, atearam fogo no veículo”, declarou o delegado titular da Derfd.

O delegado Péricles Nascimento destacou que o dinheiro foi dividido entre o grupo. Lerivelton comprou uma Saveiro, de cor vermelha, no valor de R$ 58.900 mil, colocou o veículo em um caminhão baú e seguiu em direção ao Ceará. “O veículo foi apreendido durante a ação no Ceará e será trazido a Manaus. As investigações irão continuar para tentarmos prender outras pessoas envolvidas no delito”, frisou o adjunto da Especializada.

Nascimento informou, ainda, que Lerivelton é conhecido pela alta periculosidade. Ele tem passagem pela polícia por homicídio cometido no Estado de Roraima e muitos roubos praticados no Nordeste. Já Pedro é considerado o maior assaltante da Região Nordeste, sendo procurado nos Estados da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, além do Amazonas. “Ele cumpriu 13 anos de prisão por roubo a Banco, na Penitenciária Industrial do Cariri, em Juazeiro do Norte (CE), e estava em liberdade desde fevereiro de 2014”, concluiu.

Ao longo da coletiva o delegado Adriano Felix ressaltou que as investigações iniciais feitas pelos policiais civis da 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Iranduba, sob o comando do delegado Paulo Mavignier, foram fundamentais para o desfecho desse caso.

Ao término dos trâmites legais realizados na Derfd, os quatro homens serão encaminhados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro da cidade, onde irão aguardar julgamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *