Projeto da UFAM prevê uso da energia solar em ônibus, barcos e fábricas de gelo

Nos ônibus, por exemplo, a proposta é usar o modelo criado na Universidade Federal de Santa Catarina. Lá, os acadêmicos, colocaram em prática um projeto em que os ônibus têm capacidade de trafegar por 70 quilômetros com uma carga de energia solar. Param por uma hora, recarregam e se iniciam outra viagem. Além de ônibus, embarcações e fábricas de gelo são alvos do projeto.

A ideia é produzir energia limpa no Interior do Amazonas. As propostas estão sendo apresentadas no I Seminário de Meteorologia e Climatologia do Amazonas, que começou nesta quinta (12), e encerra nessa sexta-feira (14), no auditório Sumaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no bairro Coroado, zona Leste da capital.

Para o professor Eron Bezerra, um dos entusiastas do projeto, o primeiro passo é produzir o mapa solarimétrico do Amazonas. Segundo Eron Bezerra, a partir da energia solar, a meta é pôr em prática os projetos que podem beneficiar o Interior do Estado.

A intenção é fazer pesquisa por meio do Laboratório de Agroclimatologia e Sensoriamento Remoto da UFAM e montar um mapa solarimétrico do Amazonas, com estações em Manaus, no Alto Solimões, no Baixo Amazonas e no Alto Rio Negro. O Projeto deve ficar pronto em 5 anos.

Outras informações você acompanha na reportagem de Charles Fernandes, no telejornal Notícias da Hora, que começa às 18 horas, na TV Tiradentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *