Programa oferece bolsas no exterior para estudantes de Engenharia, Ciências e Tecnologia

06/05/13 – O Governo Federal, através do programa Ciência sem Fronteiras, que concede bolsas de estudos, divulgou nesta quarta-feira (05) o edital para estudantes que queiram realizar um ano de sua graduação em universidades australianas, a chamada “Graduação Sanduíche”.

O programa é voltado para estudantes de áreas como Engenharia, Tecnologia e Ciências e irá cobrir gastos como moradia, passagens, material didático, seguro saúde, curso de inglês quando necessário e um ano de graduação.

A partir do programa, os estudantes brasileiros terão a oportunidade de estudarem em algumas das mais conceituadas universidades australianas, todas elas membros do ATN e reconhecidas pela atuação inovadora e por manterem conexão direta com o mercado de trabalho. “Os estudantes brasileiros foram brindados com a entrada do grupo ATN no programa Ciência sem Fronteiras, pois terão a oportunidade de estudar em algumas das universidades mais inovadoras no mundo e todas elas com estreita relação entre educação e mercado de trabalho”, afirma Vinícius Barreto, diretor da Australian Centre. “Quando retornarem ao Brasil, estes estudantes serão profissionais com uma excelente experiência internacional e poderão aplicar na prática os conhecimentos adquiridos no exterior”.

Com a carta de oferta assinada, o estudante receberá a confirmação de sua matrícula na universidade.

Pré-requisitos para inscrição:

·         Ser brasileiro ou naturalizado;

·    Estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior no Brasil em cursos relacionados às áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras;

·     Ter sido classificado com nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – com no mínimo 600 pontos em exames realizados a partir de 2009;

·        Possuir bom desempenho acadêmico;

·     Ter concluído 20% do ou, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos;

·         Proficiência em inglês TOEFL IBT ou IELTS. Caso o estudante não tenha estas certificações, ele poderá solicitar também uma bolsa para realizar até 25 semanas de curso de inglês e, em seguida, começar a sua Graduação Sanduíche.

·         Proficiência de inglês conforme tabelas abaixo:

Para Cursos de Inglês (até 25 semanas, e em seguida, Graduação Sanduíche)*:

Modalidade Overall-pontuação mínima
TOEFL IBT 35
TOEFL PB 500
IELTS 5.0

Para graduação sanduíche*:

Modalidade Overall-pontuação mínima
TOEFL IBT 79
TOEFL PB 550
IELTS 6.0

*As exigências de inglês podem ser alteradas sem aviso prévio por exigência das universidades ou do governo brasileiro.

Sobre a inscrição

Atendendo aos pré-requisitos e com os resultados dos testes de proficiência em inglês em mãos, o estudante deverá se inscrever no site do Ciência sem Fronteiras possuindo em mãos:

·         Histórico Escolar de Graduação traduzido;

·         Comprovante do teste de proficiência;

·        Caso haja algum, incluir comprovantes de premiações de méritos acadêmicos como Prêmio Jovem Cientista, Iniciação Científica, Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências, por exemplo. Além desses, também são válidos comprovantes de participação em programas de iniciação científica, tecnológica ou docência, quando houver.

Uma vez aprovada a inscrição, a Australian Centre entrará em contato com o estudante para orientar a respeito do processo de matrícula nas universidades do grupo ATN. Nesta etapa o estudante escolherá as matérias que irá cursar e providenciará documentação para a matrícula em uma das universidades.

Após essa etapa, o candidato receberá a carta de oferta da universidade para a qual foi direcionado. Com a carta de oferta assinada, o estudante receberá a confirmação de sua matrícula na universidade. Ele utilizará este documento para solicitar seu visto e finalizar seu processo. A Australian Centre fará a orientação em todas as etapas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *