Programa Mais Médicos anuncia abertura de mil vagas para brasileiros

O novo edital do Programa Mais Médicos oferece mais de mil vagas para profissionais brasileiros. As vagas estavam ocupadas por profissionais cubanos, da cooperação entre o governo brasileiro e a Organização Pan-Americana da Saúde. O objetivo do Ministério da Saúde (MS) é aumentar a atuação de brasileiros que atendem a Atenção Básica por meio do programa federal e, consequentemente, suprir a demanda da população, como conta a médica Carolina Bueno, que há três anos faz parte do Mais Médicos.

“Neste sentido de ampliar a rede médica foi muito positivo, porque realmente houve uma mudança. Na UBS que eu estava antigamente não tinha médico na área da Saúde da Família há um ano e meio e agora que a gente começou o programa a gente não fica mais sem médico”.

O médico Jefferson Leandro dos Santos se formou em julho deste ano e há dois meses atua em uma UBS na grande São Paulo. Ele conta o quanto os pacientes estão melhor assistidos com o Mais Médicos.

“Pacientes relatam que a vida melhorou muito depois do Mais Médicos. E a gente dá graças a Deus principalmente agora que o país está em crise e muita gente perdeu o plano de saúde, que tinha convênio particular, hoje está usando o Sistema Único de Saúde”.

O Ministério da Saúde pretende começar a substituição de quatro mil cooperados cubanos por médicos brasileiros e de preferência que atuem no Brasil. O Programa Mais Médicos já conta com 5.200 médicos brasileiros. A meta do Ministério é chegar a 7.800, em 2017. Lançado em 2013, o Mais Médicos tem hoje 18.240 profissionais em 4.058 municípios espalhados pelo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *