18/03/13 – A partir deste ano, as ações do programa “Agricultura Indígena”, que oferece apoio com a doação de implementos, sementes, assistência técnica e crédito financeiro para a população de índios, vai ser ampliado para mais 23 municípios do Interior do Amazonas.
A meta é que o programa da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) alcance 3.439 famílias de indígenas, totalizando 34 municípios.
De acordo com o governador em exercício, José Melo, a ação faz parte de uma orientação do governador Omar Aziz, que lançou o Amazonas Rural com uma linha específica para os irmãos indígenas. José Melo destacou que o Governo do Estado vai ajudá-los a produzir, gerar emprego e renda e contribuir para a economia do Amazonas.
“Para produzir, o homem do Interior precisa de oportunidade. Tem de ter implementos, machado, terçado etc., para que ele possa produzir. Ele precisa ter sementes, mudas e assistência técnica, para que possa produzir, e, quando produzir, saber onde levar os seus produtos para vender a um preço melhor. Tudo isso permite que o Amazonas possa sonhar com produção. Esse é um programa diferenciado, porque é voltado para as populações indígenas. O Amazonas tem mais 60 etnias e mais de 150 mil indígenas e o que estamos fazendo é dar uma oportunidade para que eles possam produzir.”
Nesta segunda-feira (18), José Melo e o secretário estadual de produção rural, Eron Bezerra, entregaram implementos agrícolas para indígenas das etnias Tariano, Baré, Baniwa, Munduruku, Mura, Sataré-Mawé, Tikuna e Marubo, dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Borba, Nova Olinda do Norte e Maués. A cerimônia foi realizada no Parque de Exposições Eurípedes Ferreira Lins (antiga Expoagro), na zona Norte.