Profissional responsável pela limpeza e conservação das cidades, Gari comemora seu dia nesta terça-feira

Mais do que uma profissão, a atividade de agente de limpeza, mais conhecido como gari, é uma função primordial. É dessa forma que o trabalho é definido pelos próprios profissionais, que diariamente, faça chuva ou sol, trabalham para manter as cidades dos grandes centros urbanos bonita. Manaus, a principal capital da Região Norte do país, é uma delas. Além da coleta sistemática do lixo doméstico, empresarial, hospitalar e de espaços públicos, os profissionais atuam, ainda, na remoção do entulho, varrição, lavagem das ruas, capinação e roçagem, cultivo e plantação de mudas, dentre outras ações.

O Dia do Gari é comemorado em 16 de maio em todo o país, mas, em Manaus, segundo o secretário Municipal da Limpeza e Serviços Públicos, Paulo Rocha Farias, a festa foi marcada para o próximo domingo (21), com uma vasta programação.

Gari que trabalha com alegria, também leva alegria às pessoas. Allan Nascimento tem 16 anos de profissão e faz parte do Grupo Garis da Alegria. Grupo de educação ambiental que leva mensagens de orientação e sensibilização em forma de arte dança e música.

Allan afirma que o trabalho dele é feito com amor, mas poderia ser melhor se a sociedade colaborasse mais começando com a limpeza das suas ruas e dos seus bairros.

A profissão de gari surgiu no tempo do Império, no Rio de Janeiro, quando um empresário chamado Pedro Aleixo Gary foi contratado para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade. Os empregados dele, responsáveis pela coleta e remoção do lixo, ficaram conhecidos como “garis”.

Gary trabalhou pouco mais que uma década nessa atividade, mas seu legado está presente até os dias de hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *