Profissionais da Educação recebem homenagem na Câmara Municipal de Manaus

Na semana que antecede o Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro (terça-feira), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta quinta-feira (10), a entrega de aproximadamente 200 diplomas de honra ao mérito a profissionais da Educação, pelos relevantes serviços prestados à capital amazonense. A sessão solene foi presidida pelo presidente da Casa legislativa, vereador Joelson Silva (PSDB), e teve a iniciativa da presidente da Comissão de Educação, Professora Jacqueline (PHS).

Joelson Silva destacou a importância da data e do próprio evento, como um dos mais importantes realizados pela casa legislativa. Para o parlamentar, além de justa, a homenagem é uma forma de gratidão e respeito aos professores e demais profissionais da área.

“Minha mãe sempre quis que um de seus filhos tivesse a carreira no magistério, infelizmente não traçamos esse caminho, mas esta Casa estará sempre de portas abertas para esses profissionais”, disse Joelson, que compartilhou a subscrição da homenagem com o vice-presidente da Comissão de Educação, Professor Samuel (PHS), e os vereadores Fransuá Matos (PV), Gedeão Amorim (MDB), Coronel Gilvandro Mota (PTC), Fred Mota (PR), Isaac Tayah (PSDC), Gilmar Nascimento (PSD), Marcel Alexandre (PHS), Bessa (SD) e Elias Emanuel (PSDB), que também entregaram a honraria aos educadores.

Durante a solenidade, o coral da CMM apresentou a canção “Ao Mestre com Carinho”, e o cantor Max Leda interpretou “Como é grande o meu amor por você”, um dos clássicos de Roberto Carlos.

Professora há 27 anos, a autora da proposta ressaltou a importância da educação na vida das pessoas. Emocionada, ela lembrou que a longa jornada na profissão tem contribuído para que faça um trabalho diferenciado na CMM, em prol da categoria.

“Se eu pudesse, com certeza homenagearia a todos os professores. Não tem preço ver o resultado do meu trabalho, saber que contribuímos e deixamos nosso legado em outras pessoas. Como professora me sinto orgulhosa e representada. Deveríamos ter mais escolas, assim teríamos menos delegacias”, comparou Professora Jacqueline.

Profissão das profissões

Na opinião do Professor Samuel, a homenagem simples e singela é significativa, principalmente porque é direcionada à profissão mais importante de todas.

“E a que prepara as pessoas para todas as outras profissões. Com um povo mais educado, tudo seria diferente. Temos exemplos de países orientais, onde as coisas mudaram por meio da educação. Sinto-me lisonjeado em trabalhar em uma Câmara, com vários professores, e parabenizo a todos, `em especial aqueles que têm esperança de ver um país diferente”, disse.

Pontapé

O Professor Fransuá citou a primeira aula dele na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) como o pontapé inicial que o levou a enveredar pelo caminho da educação.

“Desde então, eu me apaixonei pela profissão. Tenho orgulho, mesmo sabendo das mazelas enfrentadas. Ser professor é ser como água que atravessa pedras, esperança na resistência que precisa lutar por mais política de formação, condição de trabalho, salários dignos e em defesa de uma educação inclusiva”, frisou.

Gedeão Amorim observou que, apesar da criação de novas universidades, inclusive nos municípios, ainda falta mais investimentos na educação como um todo.

Também falaram na homenagem o segundo vice-presidente da CMM, Fred Mota; Elias Emanuel; Gilvandro Mota e Gilmar Nascimento, que saudou a todos os professores dizendo que “a educação é o maior instrumento para transformar o mundo”.

Sessão solene

Para a vereadora professora Jacqueline (sem partido), que preside a Comissão de Educação do parlamento municipal, ter um dia para homenagear os professores é muito importante, pois esses profissionais são fundamentais na formação de todos os outros profissionais. “Ser professor é um orgulho, pois é a profissão daqueles que têm o talento de despertar novos talentos”, destacou.

Os parlamentares homenagearam professores da Secretaria Municipal da Educação (Semed),  Secretaria Estadual de Educação (Seduc),  Associação dos Professores de Manaus (Assprom),  Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro Universitário do Norte (Uninorte), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Instituto Federal do Amazonas, dentre outros.

Homenagem também aos professores do Colégio Militar

Os professores do Colégio Militar também foram lembrados, durante a Sessão Solene, pelo vereador Coronel Gilvandro Mota (PTC), que é membro da Comissão de Educação.

Para ele, a homenagem também serve como reflexão sobre a Educação e as condições de trabalho dos professores do Brasil, que precisam ser valorizados. “É um momento de celebração, mas também de chamar a atenção para a Educação no Brasil, que não está tão boa assim. O Brasil precisa criar vergonha e investir realmente na Educação. Os professores precisam ser valorizados. Se tem algo que nós políticos temos que fazer na vida, é construir a sociedade baseada em educação.”

“Parabenizo meus amigos dos Colégios Militares da Polícia Militar, que muito me ensinaram sobre esta profissão tão importante para a formação de qualquer pessoa. Que esse dia seja um dia de reflexão, que não seja só para falar coisas boas, mas para reconhecer que a educação no nosso país precisa de incentivo e não de cortes e falta de investimento”, disse o parlamentar, lembrando que seu mandato é pautado na busca pela melhoria da educação e tem como slogan a frase: “Educação é segurança”, pois só a partir da educação é que se melhora a segurança do cidadão, bem como todas as áreas.

O dia 15 de outubro foi escolhido como o Dia do Professor, porque nesse dia o imperador Dom Pedro I emitiu decreto criando o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os municípios do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados, além das condições trabalhistas dos professores. Em 1947 o professor Salomão Becker em conjunto com outros profissionais da área, criou um dia de confraternização em homenagem aos professores. Em 1963, a data foi oficializada através do decreto federal n° 52.682, assinado pelo presidente João Goulart.

Participaram da sessão especial a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Associação dos Professores de Manaus (Assprom), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro Universitário do Norte (Uninorte), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), dentre outros.

(Com informações e fotos da assessoria)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *