Professor do Interior do AM está entre os finalistas do prêmio Nobel da Educação

download (17)

Ganhador do prêmio Educador Nota 10 em 2015, pelo desenvolvimento do projeto Água Limpa para os Curumins do Tracajá, o professor parintinense Valter Menezes está entre os 50 finalistas do prêmio Global Teacher Prize. O professor Valter nasceu na região, estudou na escola pública municipal da comunidade e, hoje, é graduado em Ciências, especializado em Metodologia do Ensino das Ciências Biológicas e leciona na rede municipal e estadual de ensino.

Por meio do projeto, o educador levou água limpa às famílias da comunidade Santo Antônio do Tracajá, distante 20 km da área urbana de Parintins, que não tinham acesso a sistemas de água potável e saneamento básico. Com o trabalho, o educador mobilizou seus alunos na instalação de fossas biológicas e filtros de areia, resolvendo uma questão ambiental e levando mais qualidade de vida às famílias atendidas, diminuindo consideravelmente os casos de doenças provocadas pela má-qualidade da água.

Devido ao projeto desenvolvido, o professor parintinense viajará em março para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para a cerimônia de premiação do Global Teacher Prize. O prêmio é qualificado como o Nobel da Educação. O premiado receberá a quantia de U$$ 1 mi como reconhecimento aos projetos desenvolvidos que contribuíram de forma significativa para a comunidade e a classe educadora.

Incentivo

Como forma de incentivo ao trabalho desenvolvido no Tracajá, o prefeito Bi Garcia anunciou nesta segunda-feira, ao lado do vice-prefeito Tony Medeiros, que a Prefeitura patrocinará a elaboração de um documentário sobre as ações desenvolvidas e as melhorias na qualidade de vida dos favorecidos pelo projeto pedagógico.

“É um orgulho muito grande para o município e o povo de Parintins de ter esse projeto que está disputando um prêmio de categoria internacional que qualifica o professor Valter como um dos melhores educadores do mundo. É um dos excelentes professores que temos na região do Tracajá. Nosso apoio se dá no ponto-de-vista de que ele possa ter uma belíssima apresentação do projeto e que ele possa fazer uma exposição que dignifique a sabedoria do povo parintinense”, enaltece o prefeito Bi Garcia.

Segundo o professor Valter Menezes, “só a premiação de estar entre os 50 melhores do mundo para mim é uma alegria muito grande. Toda a minha formação foi cedida pelo município e hoje os frutos estão sendo colhidos com o desenvolvimento do projeto e os resultados positivos alcançados”.

Após a premiação que ocorrerá em Dubai, o prefeito Bi Garcia e o vice Tony Medeiros reunirão com o professor Valter Menezes e representantes da Igreja Batista, ongs Asas do Socorro e Tearfund para expandir as ações desenvolvidas no projeto Água Limpa para os Curumins do Tracajá. A intenção é atender diversas regiões, além do Tracajá.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *