RÁDIO TIRADENTES | 89,7 MHz | AO VIVO

Professor da UEA lança livro “A Ponte Rio Negro” sobre as dinâmicas recentes na região metropolitana de Manaus

O professor da UEA, Isaque Sousa, lança na próxima quinta-feira (10), o livro “A Ponte Rio Negro”. O evento acontecerá no hall da Escola Normal Superior (ENS) da UEA, localizada na Avenida Djalma Batista, bairro Chapada, em Manaus, às 9h.  A publicação trata sobre a reestruturação do espaço na região metropolitana de Manaus, com foco nos municípios de Iranduba e Manacapuru.

De acordo com o autor da obra, Isaque Sousa, o trabalho é resultado da tese de doutorado em Geografia defendida em 2013.  A publicação tem entre os objetivos divulgar a análise da metropolização do espaço nas imediações de Manaus. “A banca examinadora sinalizou que seria importante transformar os resultados da pesquisa em livro. Entre as mudanças anunciadas, com a construção da ponte, consideramos importante divulgar a análise das transformações econômicas, especialmente no transporte e no mercado imobiliário”, afirmou.

“O objetivo é disponibilizar para alunos de graduação e pós-graduação alguns conceitos e reflexões sobre essa reestruturação do espaço. O livro traz a discussão sobre a metropolização induzida, as consequências e as novas possibilidades deste novo cenário no estado”, disse. A obra foi publicada pela UEA Edições e Editora REGGO, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do edital Biblos.

O livro tem apresentação de José Aldemir de Oliveira, ex-Reitor da UEA e professor titular do departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Para Oliveira, o livro “se insere na nova e importante produção geográfica sobre a cidade e o urbano na Amazônia, resultado de pesquisas acadêmicas que apresentam um olhar focado em lugares específicos e os ampliam para compreender a diversidade de uma região complexa não apenas por ser extensa, mas pela sua densidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *