Procon-AM lança, na semana que vem, novos serviços para o consumidor

02/03/13 – O Departamento do Programa Estadual de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-AM), da Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos (Sejus), abre, na próxima segunda-feira (04/03), às 9h, o Mês do Consumidor, disponibilizando aos consumidores novos serviços, entre eles o Cadastro para Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing e atendimento agendado.

O evento acontecerá no auditório da Sejus (Rua Gabriel Salgado, s/nº, edifício anexo ao Palácio Rio Branco, Centro, zona Sul) e contará com a presença do secretário estadual da Justiça, Márcio Rys Meirelles, e do diretor do Procon-AM, Guilherme Frederico Gomes.

O Cadastro para Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing trará mais comodidade para o consumidor, que, a partir de uma inscrição on-line, poderá ser excluído dos registros das empresas especializadas nesse tipo de comércio.
Outra novidade disponibilizada pelo Procon-AM, no mês em que se comemora o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é o atendimento agendado. Por meio desse serviço, os consumidores passarão a ter dia e hora marcados na sede do órgão, para receber atendimento e orientação.

A programação também inclui palestras em escolas da rede pública, por meio do projeto “Procon nas Escolas”, que é executado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), bem como atendimentos especiais, e, por fim, o lançamento de um projeto para combater o endividamento excessivo dos consumidores.

Segundo o diretor do Procon-AM, Guilherme Frederico Gomes, essas ações refletem a preocupação do órgão com o público, difundindo a responsabilidade no consumo, mas também garantindo o direito a uma relação justa com as empresas. “A criação do Cadastro, por exemplo, dá maior autonomia ao consumidor, ao permitir que ele decida se quer (ou não) receber esse tipo de serviço, enquanto as palestras e o projeto de combate ao superendividamento buscam evitar que o consumidor seja prejudicado, tanto por desconhecer seus direitos quanto por uma possível compulsão por compras. De qualquer modo, estamos gerando respostas para demandas da sociedade”, afirma.

O diretor disse que o Procon-AM irá disponibilizar profissionais do órgão, bem como psicólogos, para tratar do problema junto à população.

O Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos Marcio Meirelles destaca que a partir do lançamento do serviço do Cadastro de Bloqueio de Telemarketing, o direito do consumidor passa pela efetividade do cumprimento da lei e que, a partir desse novo momento, contará com uma programação intensa em divulgar amplamente as atividades do Procon-AM, dispondo plenamente de condições para atender a demanda da sociedade.

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