Primeira barreira para conter lixo em igarapés será instalada nesta quarta (27), no Mindu

26/03/13 – A primeira ação concreta dos últimos anos para diminuir a quantidade de lixo descartada pela população nos igarapés da capital começa a ser tomada nesta quarta-feira (27), pela administração municipal.

Pela manhã, a Prefeitura de Manaus apresenta a primeira das duas redes de contenção de lixo que vão ser instaladas em pontos fixos, ao longo do leito do igarapé do Mindu. A instalação das redes atende a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF-Am).

De acordo com a Secretaria Municipal da Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), a rede ficará na ponte que interliga o Conjunto Petros e a Colônia Japonesa.

Com a instalação das barreiras, a Prefeitura pretende que os resíduos sejam contidos antes de chegarem ao trecho do igarapé que corta o Parque Municipal do Mindu.

No local, desde o último sábado, já está sendo feito um mutirão de limpeza para retirada de resíduos. Em 2012, de acordo com a Semulsp, foram retiradas do local mais de 170 toneladas de lixo.

Outra barreira vai ser montada na ponte do Conjunto Colina do Aleixo, localizado na zona Leste, nos próximos meses.

As redes estão sendo fabricadas em fios de aço e vão ser fixadas na superfície da margem do igarapé.

As barreiras vão contar com ‘bolsões’, onde o lixo ficará depositado e vai ser retirado periodicamente pela Semulsp.

Estarão presentes na ação, o secretário municipal da Limpeza Pública, Paulo Farias, a secretária municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, e o procurador da República, Leonardo Macedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *