Presos do Amazonas ligados a facções criminosas são transferidos para o Nordeste do país

Um total de oito presos perigosos ligados a facções criminosas, que cumpriam pena no sistema penitenciário do Amazonas, foram transferidos, na manhã desta sexta-feira (13) para o Nordeste do país. Eles vão ficar no presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Segundo o secretário da Administração Penitenciária (Seap), coronel PM Cleitman Coelho, A transferência estava sendo planejada há mais de meses, com o objetivo de manter a segurança e a estabilidade no sistema.

A transferência ocorreu nas primeiras horas do dia, em voo que decolou do aeroporto militar de Ponta Pelada, na Colônia Oliveira Machado, atualmente sede do Comando da Área 8, da Força Aérea Brasileira (FAB).

Na lista de transferidos constam os nomes de Luciano Fernandes, filho do traficante José Roberto Fernandes, mais conhecido como “Zé Roberto da Compensa”, que cumpre pena por diversos crimes no presídio federal de Catanduvas- PR.

Os transferidos têm ligações com facções criminosas como a Família do Norte (FDN), Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) e, apesar de presos, comandavam outros integrantes das organizações que atuam na prática criminosa por todo o Estado.

Outro transferido, Márcio Ramalho Diogo, mais conhecido como “Garrote”, ligado à FDN, é apontado nas investigações como um dos responsáveis pelo massacre ocorrido em janeiro de 2017, que deixou 56 mortos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).

Também fazem parte da lista de transferidos os líderes da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) no Amazonas, Janderson Rolim Matos, conhecido como “Passarinho”; Rômulo Brasil da Costa e Fabrício Duarte Araújo, que fugiram juntos da Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, que ainda em funcionava no ano passado, no Centro de Manaus e foi desativada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *