Presidente do TSE não descarta eleição indireta no Amazonas e diz que há possibilidade jurídica de nova mudança no processo eleitoral

O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, cumpriu uma série de compromissos na capital amazonense, nesta quarta-feira (26). O mais importante foi na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), onde conferiu o andamento do processo para a eleição suplementar no Estado.

Apesar de se declarar satisfeito com que viu, o ministro não descartou a possibilidade de nova mudança no processo eleitoral. Segundo o presidente do TSE, ainda é possível haver eleição indireta para a escolha do novo governador do Estado .

O ministro Gilmar Mendes disse que, para resolver de forma definitiva a questão da eleição no Amazonas, seria preciso que a Corte Superior se manifestasse, referendando a liminar do ministro Celso de Mello em promover eleições diretas no Estado. Falando sobre os recursos que estão pendentes na Suprema Corte Eleitoral, ministro citou o caso do governador cassado José Melo (PROS).

Durante a coletiva, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Yedo Simões, falou sobre a recente decisão da Corte eleitoral do Estado, que impugnou a candidatura do candidato a vice-governador na chapa de Rebeca Garcia (PP).

Ao final da coletiva, questionado sobre a declaração do ex presidente Lula, concedida à Rede Tiradentes, que garantiu o financiamento de campanha por empresários, Gilmar Mendes, defendeu a necessidade da reforma política eleitoral.

De acordo com o TRE-AM, 95% dos serviços necessários para execução da eleição suplementar no Estado estão concluídos. Segundo a direção do TRE-AM, 13 dos R$ 21 milhões previstos para a realização do pleito já foram gastos pela Justiça Eleitoral no Estado.

Acompanhe as declarações do ministro Gilmar Mendes no telejornal Notícias da Hora, que começa pontualmente às 18 horas, na TV Tiradentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *