Presidente nacional PDT, Carlos Lupi, critica Bolsonaro por não conhecer importância da ZFM para o país e diz que ele não tem preparo para ocupar o principal cargo da nação

O presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Carlos Lupi, disse nesta sexta-feira, em Manaus, que o presidente da república, Jair Bolsonaro é “profundamente despreparado” para a função.

Em entrevista à Rede Tiradentes, acompanhado do presidente regional do PDT, ex-deputado Hissa Abrahão, e do deputado estadual Adjuto Afonso, Lupi falou sobre o governo Bolsonaro, relações do presidente com a classe política e com a sociedade organizada, Zona Franca, PT e questionou a experiência e capacidade de Bolsonaro para governar.

“Qual a experiência que o Bolsonaro teve no Executivo? Bolsonaro, a vida toda, foi parlamentar e é um apolítico. Ele acha que o jovem não tem que entrar na política, mas os três filhos dele são da política”, argumenta.

Questionado sobre um encontro que Bolsonaro deveria ter tido na quinta-feira (11) com o governador do Amazonas, Wilson Lima, e a bancada federal do Estado, para tratar de assuntos de interesse do Amazonas, e que acabou não ocorrendo porque, aparentemente, Bolsonaro não tinha conhecimento dos assuntos da agenda, Lupi disparou: “Olhe, infelizmente, eu ouso afirmar que ele vai ficar quatro anos sem saber o que tá tratando, porque ele é profundamente despreparado. Eu torço pelo Brasil, mas não acredito no governo Bolsonaro”, afirmou.

Referindo-se ao caráter conservador do governo, Carlos Lupi criticou o que classificou como “tutela” da sociedade. “Essa visão dos costumes, querer tutelar a sociedade, achar que você discute com a sociedade ‘sim, sim, não, não’, reúne a bancada e não sabe o que tava fazendo. Eu acho que o presidente da República, gente – pelo Amor de Deus – é a principal e mais importante função que o Brasil pode ter, e o senhor Bolsonaro nunca administrou um botequim. Como se coloca na Presidência da República alguém sem experiência nenhuma? Ele vai para um encontro com a bancada do Amazonas e não sabia o que tava fazendo ali? E tá acontecendo com todas as bancadas. Sabe porque? Simplesmente porque ele não sabe! E aí, como é que você vai dar como primeira experiência de um homem público no Executivo ser Presidente da República?”

Para Lupi, a reação de Bolsonaro em relação à Zona Franca de Manaus, principal agência de desenvolvimento da Região, é de quem não conhece a importância do modelo para o país.

“Você não pode não conhecer a Zona Franca de Manaus, não saber o peso que isso tem para o Estado, para a nação brasileira, para de entrada do Brasil, tomar qualquer atitude sem estudar o assunto, se aprofundar sobre no assunto!”,

 

Relação com o governo

Na oposição ao governo, Carlos Lupi destacou a análise dos 100 primeiro dias de gestão de Bolsonaro, apresentada pelo candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes, e definiu o posicionamento do partido em relação à principal agenda de Bolsonaro, a reforma da Previdência.

“Estamos preparando a nossa proposta de Previdência, vamos discutir com a sociedade. Acho que algo que tenha tanta profundidade, mexa com tanta gente, não pode ser imposto. Tem de ser debatido, discutido. Todos nós consideramos necessário fazer a reforma previdenciária, mas não pode ser só para a parte mais fraca, mais fragilizada se sacrificar!”, e definiu: ”Nós vamos votar contra! O que tá aí, nós somos contra!”

 

Lula e o PT

“Fizeram do Lula uma espécie de exemplo da ação judicial”, afirma. “Eu acho que nós temos que ter o preceito constitucional que é ‘todo réu é inocente até prova em contrário – em qualquer nível – respeitado’, mas acho que o PT errou muito, usando o poder pra se perpetuar no poder de todas as formas e maneiras.”

 

Amazonino

Nessa quinta-feira (11), por telefone, Carlos Lupi teve uma conversa com o ex-governador Amazonino Mendes, de quem é amigo pessoal há mais de 20 anos, e foi informado que o ex-governador está em São Paulo fazendo uma revisão de saúde. Segundo Lupi ele acompanha a saúde do amigo com atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *