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– (fotos: Altemar Alcântara / Semcom) – O prefeito Arthur Virgílio Neto apresentou nesta segunda-feira, 8/4, o novo sistema viário da avenida Constantino Nery, que irá interligar os bairros Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, e São Geraldo, zona Oeste, com a construção de duas passagens subterrâneas nas ruas Pará e João Valério.

“São obras que já estão planejadas há 40, 30 anos e até hoje não foram executadas. A nossa gestão passou os últimos seis anos organizando suas contas, fortalecendo seu nome junto às instituições de crédito e, finalmente, pudemos fazer essa obra, sem ter que optar entre outras de enorme interesse para a população”, afirmou o prefeito.

Essa será a maior intervenção existente na Constantino Nery e vai melhorar o trânsito no principal eixo entre as zonas Norte e Sul da cidade. Segundo o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), aproximadamente, 11 mil veículos trafegam na região em horário de pico, incluindo os turnos da manhã e tarde.

A intervenção faz parte de um amplo programa de obras, planejado pela Prefeitura de Manaus, como verdadeiros presentes para a cidade em comemoração aos seus 350 anos, celebrados no dia 24 de outubro deste ano. Ainda conforme o prefeito, também está em andamento o projeto para a construção de outro complexo viário no conjunto Manoa, Cidade Nova, zona Norte da cidade.

O sistema viário da Constantino ocupa uma área de 35 mil metros quadrados e está orçado em R$ 64.382.984,90 – com recursos de uma operação de crédito com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU). Os serviços serão executados pelo Consórcio Manaus, formado pelas empresas JNasser Engenharia Ltda. e a construtora Soma Ltda., vencedor da licitação.

O prazo para a conclusão da intervenção é de 15 meses e os primeiros procedimentos, com instalação dos tapumes, foram iniciados ainda durante o lançamento das obras. Mas o prefeito espera que a obra seja concluída em tempo recorde, em apenas 10 meses.

“Isso é possível, porque nós temos o dinheiro em caixa para pagar o que a empresa for executando. Ela executa, nós medimos e pagamos. Com isso, há essa tranquilidade e motivação para que o trabalho seja realizado em três turnos e ganharmos bastante tempo na conclusão da obra”, disse Arthur Neto.

Vale destacar que a previsão é de as obras alterem o trânsito na área a partir desta terça-feira, 9/4. Confira as mudanças no trânsito por conta das obras

 

Projeto

 

Conforme o projeto da Prefeitura da Manaus, uma nova pista irá interligar a rua João Valério, no sentido Leste-Oeste, com a avenida São Jorge, passando debaixo da avenida Constantino Nery. Haverá uma bifurcação, onde uma pista levará o tráfego de veículos no sentido bairro São Jorge e a outra fará uma curva à esquerda, levando o tráfego para a avenida Constantino Nery, sentido Centro, passando pela Estação de Transferência, que será construída para atender ao transporte coletivo.

A segunda intervenção sob a Constantino Nery receberá o trânsito, no sentido Oeste-Leste, interligando a rua Pará com a avenida São Jorge. As duas passagens subterrâneas desativarão sete semáforos que antes controlavam o tráfego de veículos nos dois cruzamentos, dando mais segurança a motoristas e pedestres, além de garantir agilidade e fluidez ao trânsito.

A primeira fase da obra consiste na cravação das estacas que formarão os muros das passagens subterrâneas, em paralelo à confecção das estruturas pré-moldadas em concreto na avenida Constantino Nery. Os trabalhos serão similares nas ruas João Valério e Pará, nas respectivas ordens. Mais de 100 trabalhadores das empresas ganhadoras do certame estarão trabalhando no local.

 

Estação de Transferência

Complementar à Estação de Transferência, também será construída uma nova Estação de Integração para atender aos articulados. Ambas serão interligadas por uma passarela, servindo tanto aos usuários dessas estações como àqueles que desejarem utilizar as demais paradas do transporte coletivo à direita da Constantino Nery.

 

Pacote para a cidade

Além das passagens subterrâneas na avenida Constantino Nery, outras obras estão sendo organizadas pela gestão municipal dentro de um pacote que visa presentear a cidade pelos seus 350 anos, com intervenções em diversas áreas. Frutos de uma gestão sólida e responsável fiscalmente, as obras estão agrupadas em cinco eixos, contemplando, além da infraestrutura, outras áreas essenciais para a qualidade de vida do cidadão, como saúde, educação, turismo e esporte e lazer. Muitas das obras serão custeadas com recursos do próprio Tesouro Municipal, outras, via operações de crédito com instituições financeiras. Há ainda aquelas oriundas de emendas parlamentares.

 

Cidade em Movimento

Nos próximos meses, a prefeitura começará também uma intervenção viária na entrada do bairro Manoa, na zona Norte. A obra visa desafogar o trânsito naquela área e está em fase de finalização de projeto.

Esse eixo contempla, ainda, serviços de manutenção de vias, por meio do programa “Requalifica”. São obras de reparos profundos e de recapeamento asfáltico, além de serviços de pavimentação, calçadas e drenagens. Parte dessas obras têm o aporte de R$ 55 milhões, dinheiro já no caixa da prefeitura, proveniente de operação financeira. Outra parte vem de emenda parlamentar da bancada federal amazonense, do ano de 2018, no total de R$ 43 milhões.

Completam o eixo as obras do Distrito Industrial. Divididas em três lotes, dois deles já passaram por processo licitatório, estando agora na fase de homologação das empresas vencedoras.

Cidade do Conhecimento

Nesse eixo estão as construções de sete Centros Integrados Municipais de Educação (Cimes), planejados por meio do “Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus” (Proemem), contemplando em um único espaço um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e uma Escola Municipal e Ensino Fundamental (Emef). O município fará ainda a entrega de sete novas creches.

Também estão programadas melhorias em 21 escolas. São reformas, ampliações e construções de estruturas complementares que garantirão melhorias tanto para alunos quanto para o corpo técnico. As reformas serão custeadas com recursos do próprio município.

Completam esse eixo, as obras que visam valorizar, ainda mais, o traçado histórico no centro da cidade. Antes pertencentes ao PAC Cidades Históricas, do governo federal, o projeto foi assumido pela gestão municipal, transformando-se no “Manaus Histórica”. Exemplo é o restauro do Pavilhão Universal, na praça Tenreiro Aranha, e a requalificação urbanística da Praça Dom Pedro II.

 

Cidade Saudável

Compreendem as revitalizações de campos, quadras e também de centros esportivos, num total de 44 espaços, com aporte de R$ 9 milhões, oriundo do Tesouro. Estão inclusas também as reformas da Minivila Olímpica do Santo Antônio, na zona Oeste, e a do Coroado, na zona Leste.

 

Cidade Viva

Nesse eixo estão as obras relacionadas ao Corredor Ecológico do Mindu, que incluem a construção de dois parques lineares. Vale destacar as intervenções no Complexo Turístico Ponta Negra, com a construção de um Food Parque, além de um novo Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Os investimentos na Ponta Negra vêm do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), na ordem de R$ 3 milhões.

 

Cidade Inclusiva

Nesse eixo estão as construções de sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da reforma da Maternidade Moura Tapajós e da construção de um anexo para a mesma. O pacote de obras para a Saúde também prevê a construção de uma Unidade Pública de Acolhimento (Saica), no conjunto Aruanã, na Compensa, zona Oeste, e a construção de um Centro de Convivência da Família e do Idoso, no São José, na zona Leste, que será construído por meio de emenda federal.

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