Saúde infantil: Manaus terá nova estratégia de Atenção Integrada à Criança

Diminuir a morbidade e mortalidade de crianças entre dois meses a 10 anos de idade, por meio da melhoria da qualidade da atenção prestada à criança pelos profissionais de saúde da Atenção Primária. Este é objetivo da estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá implantar em Manaus, nos próximos meses.

Trata-se de uma abordagem desenvolvida pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que teve início no Brasil em 1996. Caracteriza-se pela consideração simultânea e integrada do conjunto de doenças de maior prevalência na infância, ao invés de abordá-las isoladamente.

Originalmente a estratégia contempla a faixa etária de dois meses a cinco anos de idade, mas em Manaus será diferente, estendendo o atendimento até os 10 anos para evitar que esse público, que apresenta outros tipos de doenças prevalentes, fique descoberto.

Segundo a chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Enfermeira Ivone Amazonas, as condutas preconizadas pela Estratégia AIDPI incorporam as normas do Ministério da Saúde relativas à promoção, à prevenção e ao tratamento dos problemas infantis mais frequentes.

Manaus, 09/08/17. O Parque da Criança realizará uma programação especial em homenagem aos pais neste final de semana. Foto: Mauro Smith/Semjel

“A nova estratégia visa identificar sinais clínicos que permitam fazer uma triagem rápida quanto à natureza da atenção requerida pela criança.”

Estas estão relacionadas a situações como o aleitamento materno, promoção de alimentação saudável, crescimento e desenvolvimento infantil, imunização, desnutrição, anemia, doenças diarreicas, infecções respiratórias agudas, malária, problemas de ouvido, dor de garganta e prevenção da violência. 

Uma equipe multidisciplinar é necessária para o sucesso da implantação: profissionais do nível operacional como médico e enfermeiro; docente que participa dos cursos de AIDPI; multiplicador/facilitador que atua como professor nos diversos cursos da Estratégia (Neonatal e Comunitário Materno Infantil); cofacilitador; nutricionista e farmacêutico devidamente capacitado.

Entre os pilares da AIDPI estão a educação permanente dos profissionais de saúde, no nível da Atenção Básica; reorganização e adaptação dos serviços de saúde e processos de trabalhos; e educação em saúde na família e nas comunidades.

Uma oficina piloto para os 60 profissionais que irão atuar na implantação da estratégia está programada para acontecer entre 13 e 15 de setembro, na Escola de Enfermagem de Manaus, em Adrianópolis, zona Centro-Sul.

Pediatras, enfermeiros, nutricionistas, técnicos da saúde da criança e da saúde indígena, que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS), sedes dos Distritos de Saúde e policlínicas, irão participar do treinamento.

O evento será dividido em duas turmas. A primeira acontece nos dias 13 (7h30 às 17h) e 14 (7h30 às 12h) e a segunda nos dias 14 (14h às 17h) e 15 (7h30 às 16h). Por meio de exposições e exercícios dirigidos pelos cinco facilitadores responsáveis, os participantes irão conhecer melhor a Estratégia AIDPI e receber orientações sobre avaliação e classificação de doenças, acolhimento da família, aconselhamento para o acompanhante da criança, desenvolvimento infantil e prevenção à violência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *