19/01/13 – As Escolas de Samba do Grupo Especial, que integram a Manaus Superliga Associação de Carnaval, vão receber R$ 1 milhão para o Carnaval 2013.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18), na sede da prefeitura, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, após reunião com presidentes das agremiações. Cada uma das oito escolas de samba do Grupo Especial, vai receber R$ 125 mil.
De acordo com a Secretaria Municipal da Comunicação (Semcom), os grupos não recebiam investimento da administração municipal há dois anos.
A previsão do prefeito é que o repasse seja efetuado na próxima semana, após resolução de questões burocráticas. Como contrapartida, o prefeito pediu que as escolas ajudem a manter a cidade limpa e que façam uma festa ordeira.
Arthur ressaltou que, a partir de agora, o Carnaval da cidade vai ser programado com bastante antecedência. Além disso, o prefeito quer aproveitar a festa para incentivar o turismo.
O presidente da Escola de Samba Vitória Régia, Alexandre Marques, disse que o dinheiro ajudará bastante a agremiação.
Neste sábado (19), o prefeito Arthur Virgílio Neto entrega a chave da cidade à boneca mais charmosa do carnaval de Manaus, a Kamélia, declarando oficialmente a abertura do carnaval em 2013. O gesto simbólico será realizado às 21h, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
O convite para participar da recepção à Kamélia foi feito pessoalmente pelo presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Império da Kamélia, Almério Botelho. Realizada desde 1938, a cerimônia se tornou uma tradição e faz parte do calendário carnavalesco.
Arthur também anunciou que, durante as próximas três semanas, participará dos ensaios das oito agremiações do grupo especial da cidade, começando pelo evento promovido neste sábado pela escola de samba A Grande Família.