
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, lança nesta sexta-feira (20/10), o Grupo de Trabalho Interinstitucional com o objetivo de criar o Corredor Ecológico Urbano do Sauim-de-Coleira. O lançamento ocorre no Dia do Sauim-de-Coleira. A portaria, de número 86/2017, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), da última terça-feira (17), oficializa a criação do grupo, que será formado por representantes de organizações governamentais e não-governamentais, visando a definir os critérios de criação do corredor e do Termo de Referência para elaboração do Plano de Gestão do mesmo.
Participam do grupo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a Procuradoria Geral do Município (PGM), o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Fundação Vitória Amazônica (FVA), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
Tal iniciativa é a contribuição efetiva da Prefeitura de Manaus ao Plano de Ação Nacional para a Conservação do Sauim-de-Coleira, lançado em 2011, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
De todos os bichos da Região Amazônica, o sauim-de-coleira é o mais ameaçado de extinção. O animal integra um nível quase crítico no chamado Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada, publicação elaborada do Governo Federal, com base em levantamento da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). No quesito vulnerabilidade, o sauim-de-coleira supera o peixe-boi, a onça pintada e outros primatas e felinos selvagens. A principal causa é o avanço do desmatamento na cidade de Manaus.
