Praciano pede força-tarefa contra corrupção no Interior do Amazonas

Com informações de Dora Tupinambá

27/03/13 – Nos últimos oito anos, a Controladoria Geral da União (CGU) fiscalizou 33 municípios no Estado do Amazonas e o resultado foi que, em cem por cento dos municípios fiscalizados, foi constatado desvios de recursos da saúde e da educação.

De posse desse relatório, o deputado federal Francisco Praciano (PT-Am) protocolou, nesta quarta-feira (27), requerimento da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, solicitando que seja montada uma força tarefa para combater grandes desvios de recursos públicos na área de saúde e de educação, no Amazonas.

Na opinião do deputado Francisco Praciano, que , que é presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção do Congresso Nacional e também faz parte da comissão de educação da Câmara Federal, de nada adianta construir escolas, aprimorar o ensino médio, implantar programas de melhoria da qualidade do ensino, melhorar a pedagogia, o projeto pedagógico, ampliar laboratórios, melhorar o ensino de línguas, se os recursos repassados aos municípios continuarem sendo desviados.

Segundo Praciano, entre os municípios onde a fiscalização da CGU identificou problemas, estão Itacoatiara, Maués, Parintins, Beruri, Caapiranga e Maraã.

A CGU faz, anualmente, entre três e quatro sorteios, no Programa de Fiscalização por Sorteios, com o objetivo de acompanhar e fiscalizar o uso dos recursos públicos federais transferidos para Estados e Municípios. Esse programa, em tese, fiscaliza entre 200 e 250 Municípios por ano e, nos últimos 8 anos, a CGU tem demonstrado que próximo de 80% dos Municípios fiscalizados, apresentam problemas no uso dos recursos, principalmente, nos recursos da Saúde e da Educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *