RÁDIO TIRADENTES | 89,7 MHz | AO VIVO

Praça da Matriz é reaberta em grande festa popular com mais de 15 mil pessoas

Em clima de festa e celebração, a Praça XV de Novembro, popularmente conhecida como Praça da Matriz, foi reinaugurada e aberta ao público, na noite desta quarta-feira, 15/11. Mais de 15 mil pessoas estiveram no passeio público que é um dos mais tradicionais do Centro Histórico de Manaus, onde sua história se mescla com a fundação da própria cidade.

Acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Elisabeth Valeiko, de seu vice Marcos Rotta, e seu secretariado, o prefeito Arthur Virgílio Neto, devolveu o espaço à população sob as bençãos do arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani.

“A Matriz é um dos principais cartões postais de Manaus. Aqui pulsa a vida da cidade. Essa é uma grande retomada no projeto de ressignificar o Centro de Manaus.”

A festa de reinauguração da Matriz começou às 16h e aos poucos o local ficou tomado de pessoas.  Além de apresentações musicais e muitas outras atividades para as famílias, a programação contou com os shows dos artistas locais Lucilene Castro, Zezinho Côrrea e Nunes Filho.

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a celebração religiosa com os balados do sino da Igreja da Matriz para abençoar a praça e a população, celebrada pelo arcebispo de Manaus.

“A praça é lugar de encontro da história, da liberdade, do descanso. A praça é um pouco da humanidade da cidade.”

 

Depois de passar por um trabalho de recuperação, a praça ganhou novos bancos, pisos que misturam o moderno e o antigo, iluminação de LED e a primeira árvore de Natal da cidade.

 

Para quem viveu momentos especiais na Matriz, esse renascimento é de enorme importância. Desde 1945 fazendo história no Relógio Municipal, a família Sahdo se sente orgulhosa e feliz pelo privilégio de dar continuidade nesse trabalho que vem de muitos anos atrás, como destacou o permissionário do monumento, Fausto Sahdo.

“A volta da praça me deixa feliz, assim como o meu falecido pai também deve estar muito orgulhoso.”

Para o microempreendedor Geraldo Pereira, 47, que trabalhou durante 27 anos no entorno da praça, o espaço está sensacional.

“A praça só tem recebido elogios com a reforma. Todos estão de parabéns e quem ganha é a cidade de Manaus.”

 

Agora os manauaras esperam que a população mantenha o ambiente conservado, como ressaltou a aposentada Maria da Conceição.

“Eu espero que a população respeite o espaço e conserve ela sempre limpa e intacta como nos foi entregue.” 

A praça da Matriz está aberta à visitação e quem for ao local poderá vivenciar o clima do Natal do Abraço, tema escolhido pela Prefeitura para os festejos deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *