28/01/13 – As mudanças que estão sendo feitas na análise e aprovação dos projetos de Incentivos Fiscais (IF) e do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) serão explicadas ao empresariado local, por diretores e equipe técnica da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), que estarão nesta terça-feira (29), em Manaus.
No caso dos incentivos, entre as principais mudanças está a extensão a setores ainda não contemplados na legislação vigente (como o Naval, por exemplo). No caso do FDA, o novo decreto – em vigor a partir deste ano – abre o financiamento para empresas de capital limitado e ainda permite ao investidor optar por qualquer banco operador. Antes o financiamento era restrito ao Banco da Amazônia.
A reunião na capital amazonense será na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), às 11h, e foi sugerida pela Associação de Consultores do Amazonas (Ascon), que pediu mais informações sobre o que mudou nos dois relevantes instrumentos de atração de investimentos para a região.
Incentivos de R$ 1 bi
Na ocasião, o superintendente da Sudam, Djalma Mello, estará, com a equipe, também fazendo a entrega de 82 laudos de projetos aprovados pela instituição. Os projetos são de 27 empresas amazonenses que obtiveram incentivo fiscal da redução do Imposto de Renda e do reinvestimento junto à Sudam.
O valor de incentivos fiscais concedidos, nesses projetos que estarão recebendo os laudos, chega a cerca de R$ 1 bilhão, e representam a geração e/ou manutenção de 52 mil empregos diretos e indiretos.