Polícia recaptura mais de 50 detentos foragidos do Ipat

10/07/13 – Desde a madrugada desta quarta-feira, a Polícia Militar conseguiu recapturar pelo menos 55 dos mais de 172 presos que fugiram do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no quilômetro 8 da BR-174, durante rebelião ocorrida nesta terça-feira (09).

Os números foram confirmados pelo secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), coronel Louismar Bonates.

A rebelião iniciou no fim da tarde de terça e terminou por volta de 3 horas desta madrugada. Onze agentes penitenciários foram feitos reféns. Todos foram soltos, sem ferimentos.

Entre os fugitivos do Ipat estariam Alan Souza Cartimário, o ‘Nanico’, apontado como ‘chefão’ da cadeia, e Rodrigo Moraes Alves, um dos envolvidos no triplo homicídio da Família Belota, ocorrido em janeiro.

Nesse momento, o Ipat está passando por uma minuciosa revista para a recontagem dos presos.

Além do uso do helicóptero da PM, barreiras de inspeções serão montadas na BR-174 e rodovia AM-010.

Conforme o diretor do Departamento do Sistema Prisional da Secretaria de Estado da Justiça (Desip-Sejus), Divanilson Cavalcanti, os presos teriam fugido pelos fundos da penitenciária, após cortar o alambrado e concertinas em torno do presídio.

O comandante da Polícia Militar, coronel Almir David, informou que 100 homens trabalham na região do Ipat para conseguir recapturar os detentos foragidos. De acordo com ele, os detentos conseguiram ocupar todas as alas do presídio, sendo as negociações feitas do lado de fora da cadeia.

A busca aos presos foragidos está sendo feita por policiais militares do Comando de Policiamento Especializado (CPE), composto pela Ronda Ostensiva Cândido Mariano, Tropa de Choque e Canil.

Além do uso do helicóptero da PM,  barreiras de inspeções serão montadas na BR-174 e rodovia AM-010.

Ainda nesta manhã, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e representantes da Sejus darão uma coletiva à imprensa para conceder mais explicações sobre a rebelião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *