Polícia: dossiê aponta líder de facção criminosa preso em Manaus envolvido em 60 assassinatos

Kaio Wellington Cardoso dos Santos, de 25 anos, conhecido como “Mano Kaio” ou “Kaio do 40”, um dos líderes de uma facção criminosa que atua no Estado, pode ter envolvimento em pelo menos 50 homicídios em Manaus. A afirmação é do titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), delegado Juan Valério.

De acordo com o delegado, “Mano Kaio”, que está sendo apresentado nesta manhã, em Manaus, foi preso na manhã da última sexta-feira (18/8), em cumprimento de mandado de prisão por homicídio, durante ação conjunta envolvendo policiais civis da DEHS do Amazonas e Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) do Rio de Janeiro (RJ), com o apoio de integrantes da Força Nacional. Kaio estava escondido em uma casa localizada no município de Rio das Ostras, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro.

A ordem judicial em nome de Kaio foi expedida no dia 16 de abril deste ano, pelo juiz Mauro Moraes Antony, do Plantão Criminal da Comarca de Manaus. “Mano Kaio” estava foragido do sistema prisional do Amazonas desde 2014, já havia sido preso em Fortaleza (CE) e estava foragido no Rio de Janeiro desde abril deste ano. A equipe da DEHS monitorava o infrator há dois meses e obteve informações de que ele estava fazendo negociações de drogas e armas com integrantes de uma das maiores organizações criminosas do país.

Segundo o delegado, “Mano Kaio” é apontado como o responsável pelo início de uma guerra entre facções no Amazonas, que resultou nas mortes de, aproximadamente, 60 pessoas no primeiro semestre deste ano e, também, pelo esquartejamento de um dos principais traficantes de drogas do Amazonas, Frank Oliveira da Silva, o “Frankzinho do 40”, ocorrido em 2013. A partir da prisão de Kaio, as equipes policiais obtiveram novas informações e realizaram uma operação na favela do Jacarezinho, onde foram apreendidos mais de 300 quilos de substâncias ilícitas, armas, munições e rádios.

A autoridade policial ressaltou, ainda, que o infrator tem participação direta em cerca de 10 homicídios e envolvimento indireto em aproximadamente 50 homicídios, além de ter ligação com o tráfico de drogas. O delegado irá apresentar um dossiê com todas as passagens do infrator pela polícia, inclusive de quando ele era adolescente, tendo passagens pela Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

A apresentação será no prédio da unidade policial, situado na Avenida Autaz Mirim, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da capital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *