Polícia tira de circulação organização criminosa envolvida em ataque a caixa eletrônico na zona Leste e joalheria no Manaunara Shopping

– (foto: Charles Fernandes) – O taxista Aldenir Costa Gomes, de 25 anos; Idercley Souza da Silva, de 28; Patrick Max Barbosa Soares, também de 28 anos, e Welleson Almeida Magalhães, de 26, conhecido como “Erê”, foram presos em flagrante após tentarem furtar um caixa eletrônico na madrugada de ontem (29), na Avenida Autaz Mirim, terceira etapa do bairro São José Operário, zona Leste da capital.

De acordo com o titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), delegado Adriano Felix, na ação, que ocorreu durante a madrugada, por volta das 2h30, utilizando armamento pesado, o grupo tentou explodir o caixa eletrônico de uma agência do Banco Bradesco, utilizando dinamites.

Sem ter obtido sucesso na tentativa, o grupo acabou fugindo em um veículo Pálio, deixando explosivos, roupas e toucas no local. No carro, que foi abandonado, os policiais encontraram um dos infratores baleado e diversos instrumentos utilizados na tentativa de explosão dos caixas. O Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos – o grupo Marte – foi acionado e teve de isolar a área, com evacuação dos bares e residencias, o que, devido ao horário de ‘rush’, acabou causando grande engarrafamento na área. Segundo o Grupo Marte, os explosivos tinham capacidade para detonar até três caixas eletrônicos.

As prisões

Ao longo da ação policial deflagrada ontem, Leonara Hevelym Rodrigues Oliveira foi presa em flagrante por receptação, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Felix ressaltou que Aldenir, Idercley, Patrick e Welleson também estão envolvidos em roubo ocorrido em julho, a uma joalheria situada em um shopping no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, mas que somente Aldenir e Idercley atuaram, juntamente com outros integrantes da organização criminosa na tentativa de furto ao caixa eletrônico na madrugada de ontem. Os outros estão sendo procurados pela polícia,

A autoridade policial destacou que, no dia da ação criminosa na joalheria, Aldenir, Idercley, Patrick e Welleson entraram no estabelecimento por volta das 20h, anunciaram o roubo, efetuaram disparos de arma de fogo e levaram, aproximadamente, R$ 1 milhão em joias.

Segundo Felix, Idercley seria o líder do grupo e fornecia armas para os infratores. Ele tinha, em nome dele, mandado de prisão temporária por roubo majorado expedido no dia 22 de setembro deste ano, pela juíza Anagali Marcon Bertazzo, no Plantão Criminal.

Idercley e o taxista Aldenir foram presos na manhã dessa sexta-feira, por volta das 11h, em via pública, no Conjunto Parque das Nações, bairro Flores, zona Centro-Sul da cidade. “Erê” foi preso por volta de meio-dia, na casa onde morava, no beco Boa Sorte, bairro Tancredo Neves, zona Leste.

Patrick foi preso por volta das 13h, na casa dele, na Rua Rip Rap, terceira etapa do bairro São José Operário, zona Leste. Durante a ação policial, os servidores identificaram, por volta de meio-dia, em uma residência na Rua da Floresta, Comunidade Novo Reino, bairro Tancredo Neves, uma motocicleta da marca Honda, modelo CG Fan, de cor vermelha e placa OAL-8182, com restrição de roubo, em posse de Leonara. Os policiais civis realizaram revista no interior do imóvel onde ela estava e apreenderam, ainda, uma porção de cocaína.

Em um imóvel alugado pela organização criminosa, no beco Boa Sorte, no bairro Tancredo Neves, usado para armazenar armas e dinheiro, os policiais civis apreenderam um fuzil calibre 12, uma pistola calibre 100 com numeração suprimida, três chapas de ferro para confronto e ainda dois coletes balísticos.

Felix ressaltou que o carro conduzido por Aldenir, modelo Onix, de cor branca e placas PHH-4724, a motocicleta e a cocaína que estavam em posse de Leonara, também foram apreendidos. Welleson responde na Justiça por tráfico de drogas, Idercley responde por homicídio e Patrick responde por roubo majorado.

Aldenir e Idercley foram autuados em flagrante por furto tentado com concurso de material, organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Idercley foi indiciado, ainda, por roubo majorado. Já Patrick e Welleson foram autuados em flagrante por organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Leonara foi autuada em flagrante por receptação, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Ao término dos procedimentos cabíveis na delegacia os infratores serão levados para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, zona Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *