“Operação Panair”: SSP-AM vai intensificar combate ao crime na orla de Manaus

Duas embarcações apreendidas nas proximidades do Lago do Janauari, município de Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus. Foi o resultado da primeira “Operação Pan Air”, deflagrada na tarde da quarta-feira (23), pelo Sistema de Segurança Pública do Amazonas, na Orla de Manaus, com o objetivo de coibir crimes como o tráfico de drogas, que ocorrem frequentemente na área, roubos, furtos, tráfico de drogas, tráfico de animais silvestres, além da exploração sexual infanto-juvenil e venda ilegal de combustíveis.

Os barcos apreendidos tinham sido abandonados no local sem documentação e com toneis vazios, possivelmente para armazenar combustíveis para a venda ilegal.

O secretário da Segurança Pública, delegado federal Sérgio Fontes, explicou que os levantamentos das áreas, onde foram deflagradas a operação foram realizados pela Seai. Fontes ressaltou, também, que a operação atende à demanda do aumento de crimes que vêm sendo registrados nos últimos anos, na região fluvial e na orla de Manaus.

“Essa é a primeira operação, mas as demandas nessa área são enormes, por isso, há necessidade de outras operações nessa área. Aqui nessa região, e também nos municípios do Interior do Estado, são cometidos diversos crimes como tráfico de drogas, crimes ambientais, exploração sexual infanto-juvenil, venda ilegal de combustíveis, além de pirataria, ou seja, é uma gama enorme de ilícitos que precisamos dar enfrentamento”, disse Fontes.

O delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Frederico Mendes, destacou que, em razão das intensificações das operações realizadas pelo Sistema de Segurança Pública, os narcotraficantes têm procurado outras rotas para escoar substâncias ilícitas no Estado.

“Estamos fazendo levantamento para identificar essas rotas para promover operações com intuito de inibir o crime organizado. Desde janeiro até este mês, foram apreendidos, aproximadamente, 9 toneladas de drogas. Só este ano, já incineramos cerca de 5,5 toneladas. A Polícia Civil, com a Estratégia Estadual de Segurança Pública na Fronteira (Esfron), na base Anzol,Seai e Polícia Militar estão interligados, trabalhando em conjunto, no sentido de combater o tráfico internacional de drogas no Estado”, pontuou Frederico Mendes.

A operação contou com a participação de policiais civis lotados na Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), e policiais militares da Companhia de Operações Especiais (COE) e Batalhão Ambiental. Integrantes da Secretaria Executiva-Adjunta de Operações Integradas (Seaop) e Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), ambas da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas(SSP-AM), também atuaram na operação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *