Polícia Ambiental apreende mais de meia tonelada de peixe e carne ilegais, na Operação ‘Alvorada ‘

06/06/13 – Mais de meia tonelada de pescado e animais silvestres foi apreendida, na manhã desta quinta-feira (6), na Feira da Panair, bairro Educandos, na zona Sul de Manaus, em uma operação da Polícia Ambiental do Amazonas.
Além do peixe e da carne de caça, também foram apreendidos dois quelônios vivos.

A fiscalização faz parte da operação “Alvorada”, deflagrada no início desta semana.

De acordo com o sargento Natanel Freire, o pescado, a carne de caça e os quelônios estavam sendo comercializados em seis bancas. Ao perceber a presença dos agentes, os produtos foram abandonadas pelos proprietários.Os feirantes se recusaram a revelar os nomes dos proprietários.

O material apreendido – cerca de 516 kg – tem em maior quantidade o pescado. São 229 kg de pirarucu fresco, 114 kg de pirarucu seco e salgado, 145 kg de tambaqui e 28 kg de carne de animais silvestres. Tudo foi recolhido e levado para Delegacia Especializada em crimes contra o Meio Ambiente (Dema), no bairro Coroado, zona Leste da capital.

O destino da carga ainda será definido pela Dema, mas de acordo com os agentes da polícia ambiental, o pirarucu deve ser provavelmente doado. Por estar impróprio para o consumo, o tambaqui será descartado.

A carne de caça deverá ser encaminhada ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), na zona Oeste de Manaus,  para alimentar os animais do zoológico. Os quelônios serão enviados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A fiscalização contra crimes ambientais foi intensificada, desde última segunda-feira (3), em razão da Semana do Meio Ambiente.

Ontem (5), em outra ação de fiscalização, a Polícia Ambiental deflagrou a operação “Ouro Negro”, de combate à venda ilegal de carvão e madeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *