Plano de Mobilidade de Manaus incluirá bicicletários nos terminais e ampliação de ciclofaixas e ciclovias

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O assunto é polêmico e já rendeu críticas, por conta de um trecho destinado aos ciclistas, em cima da calçada de pedestres, no canteiro central do Boulevard Álvaro Maia. Foram investidos, só no local, R$ 440 mil.

De acordo com o presidente da Comissão do Ciclista do Amazonas, órgão vinculado ao Departamento de Trânsito do Amazonas (DETRAN-AM), Jordan Gouveia, o equívoco está sendo reavaliado nos debates sobre o Plano de mobilidade urbana.

A única ciclofaixa de Manaus está localizada na Rua Engenheiro Natan Xavier, na zona leste da capital. No total, são 6 km, três de ida e três de volta. Em alguns trechos, a faixa está apagada e a terra
Dificulta o trânsito. Outro detalhe importante: apesar do dia ensolarado e do trânsito intenso, no local, nenhum ciclista.

E se engana quem pensa que o assunto está encerrado. A prefeitura de Manaus continua apostando no espaço destinado ao ciclista e, agora, com força total. Esses locais devem ser ampliados e até os terminais de ônibus da cidade devem ganhar bicicletários, muito comuns em países de primeiro mundo.

Segundo o presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Paulo Henrique Martins, esses e outros detalhes vão fazer parte do Plano de Mobilidade Urbana da prefeitura.

Nesta segunda-feira (8), o assunto foi discutido em duas audiências. Uma com lideranças da zona Leste e outra com ciclistas da capital.

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