Plano de Contingência do AM para Infecção pelo novo Coronavírus será enviado hoje para o Ministério da Saúde

Após reunião realizada no último sábado (08/02), em caráter extraordinário, na sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), para atualizar o Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV), o documento resultante do encontro será enviado nesta segunda-feira (10/2), para o Ministério da Saúde.

Na oportunidade, a diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto, explicou que a implementação do plano de contingência permitirá uma atuação mais rápida nas diferentes esferas de governo, frente a uma possível epidemia pelo novo coronavírus.

“É o momento para que todos os eixos de atuação, seja ele de assistência aos pacientes, assistência farmacêutica, vigilâncias epidemiológicas, sanitárias e laboratorial, gestão e comunicação, incluam as necessidades que demandem a ação urgente de medidas de prevenção e contenção diante de uma situação risco à saúde pública”, comentou a diretora-presidente.

Para a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Marinélia Ferreira, a capital amazonense está com os fluxos e protocolos bem definidos inclusive com campanha de mídia sobre prevenção aos vírus respiratórios.

“Concluímos o levantamento de necessidades principalmente para os insumos estratégicos, que estão sendo providenciados a aquisição. Estamos também com uma campanha de mídia em veiculação, com o objetivo de que a Semsa Manaus desenvolva suas ações de forma satisfatória”, pontuou.

Presente na reunião a chefe de Departamento de Ações de Saúde da Capital da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Nayara Maksoud, informou que a secretaria está com o planejamento das ações na área assistencial definido em ênfase de implantação seguindo o indicador de nível de contingência alerta nacional.

“As unidades estão definidas para referência no manejo clínico de possíveis casos, a rede de saúde está ciente dos fluxos e protocolos para atendimento, abastecidas de insumos estratégicos, sendo acompanhada diariamente pela Susam”, informou Nayara.

Amazonas – Instituído em janeiro de 2020, pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e pela FVS, por determinação do governador Wilson Lima, o Comitê Estadual conta ainda com representantes da FMT-HVD, Secretaria Municipal de Manaus (Semsa-Manaus), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Superintendência Regional do Ministério da Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, SAMU e HPS Delphina Aziz.

A implantação do Comitê tem como objetivo a execução coordenada de ações de prevenção e controle de epidemias por síndromes gripais nas redes de saúde pública e privada de atenção básica e especializada da capital e do interior, visando agilidade na execução das ações de notificação, registro, investigação, manejo e adoção de medidas preventivas, previstos no Plano estadual de vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG).

Adicionalmente, o Comitê atuará na preparação de respostas rápidas a uma possível ocorrência de casos de Novo Coronavírus, aplicando orientações do MS definidas por protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 


Informações

Transparência FVS
Portal do Servidor


Serviços


Facebook FVS


 Login

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *