PL que cria duas novas universidade federais no Amazonas é enviado ao Congresso

O ministro da Educação Rossiele Soares, anunciou, nesta segunda-feira (31), que conseguiu enviar ao legislativo, com a aprovação do presidente da República, Michel Temer, projeto de lei (PL) que cria novos Institutos Federais de Educação, a Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas e a Universidade Federal do Médio e Alto Solimões.

A informação foi confirmada com exclusividade no final da manhã, ao jornalismo da Rede Tiradentes.

O ministro, que deixa o cargo no fim do governo Temer, mas assume a convite, a Secretaria da Educação no governo de São Paulo, fez o anúncio a poucas horas de deixar o cargo.

Rossiele, que foi convidado para assumir o ministério ainda durante sua gestão na Secretaria da Educação do Amazonas (Seduc), sempre defendeu novas unidades federais no Estado.

Com a criação das novas unidades, o objetivo, disse Rossiele, “não é apenas descentralizar o ensino superior no Estado, mas fazer com que as futuras instituições atuem com foco na Região.”

Conforme o ministro, o assunto já tinha sido tratado com o presidente da República e a reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“Isso é muito importante para o Estado. Eu queria que tivesse sido por Medida Provisória, o presidente Temer não aceitou, mas só fato de enviar o Projeto de Lei já é um grande passo para o Estado do Amazonas, que, agora, vai ter de brigar pra isso ser aprovado aí!”, disse.

A ideia de Rossiele não era apenas criar as unidades, mas também deixá-las funcionando.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *